Esportes Titulo
Santos demite Carlos Alberto Silva por telefone
Marco Borba
Da Redaçao
07/05/2000 | 19:16
Compartilhar notícia


  O técnico Carlos Alberto Silva nao resistiu a mais uma derrota e foi demitido neste domingo à tarde pela diretoria do Santos. O resultado negativo diante da Portuguesa (2 a 0) no sábado foi a gota d' água. O treinador assumiu o time em janeiro deste ano e sua demissao vinha sendo pedida pela torcida desde o final do torneio Rio-Sao Paulo, a primeira competiçao do ano. Neste domingo mesmo a diretoria do clube anunciou o nome de Giba, téncico das equipes de base, para substituir Silva interinamente.

Embora o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, nao tenha confirmado, alguns nomes já estao sendo comentados na Vila Belmiro. Vadao, do Atlético-PR, Muricy Ramalho, da Portuguesa Santista, e Cabralzinho, que comandou a equipe paulista na conquista do vice-campeonato brasileiro de 1995, sao os principais candidatos. "O Giba nao é a última opçao. Temos outros nomes, mas se por algum motivo nao se confirmarem, o Giba pode ser efetivado", disse Teixeira.

Silva, que após a partida viajou para Belo Horizonte para passar o fim-de-semana com a família, foi comunicado de sua saída por telefone pelo presidente do clube. A demissao do treinador foi decidida em reuniao realizada na manha deste domingo entre Teixeira e os diretores do Santos Nicolino Bozella, Zito e Paulo Ferreira. O ex-técnico parecia conformado com a decisao da diretoria. "No Brasil é assim mesmo. O técnico é quem paga o pato, mas temos que pensar no melhor para o Santos e passar por cima disso".

O presidente do Santos disse lamentar ter comunicado o treinador de sua saída pelo telefone. "É uma situaçao desagradável, mas precisávamos ganhar tempo. Temos de correr contra o relógio, pois o Santos está em busca da classificaçao para as semifinais do Paulista. Só o comuniquei por telefone porque ele foi para Minas e nao podíamos esperar pelo retorno dele", justificou.

O retorno de Carlos Alberto Silva a Santos está previsto para terça. É que de Belo Horizonte ele segue neste segunda para Porto Alegre, onde receberá o prêmio de melhor treinador de 1999, concedido por uma empresa gaúcha de comunicaçoes.

Mesmo com um elenco de peso - contratou vários jogadores para essa temporada, entre eles Rincón, Carlos Germano e Robert -, o Santos nao vinha dando em campo as respostas que Silva esperava. A cada jogo, mesmo em caso de vitória, o time nao apresentava um futebol convincente e a torcida passou a hostilizar o treinador, chamando-o de burro.

A situaçao foi se tornando insustentável. Os próprios dirigente santistas admitiam isso. "Fizemos contrataçoes, mas o time nao reagia. A torcida nao pedia jogadores e sim outro treinador. O torcedor nao é burro", já dizia ao final da partida de sábado Nicolino Bozella.

Giba deve promover nesta segunda à tarde o primeiro coletivo como novo técnico do Santos, que enfrenta o Sao Paulo na quarta-feira, pela terceira rodada das oitavas-de-final do Paulista. Ele disse nao estar preocupado com a pressao da torcida, pois afinal o Santos nao conquista um título do regional há 15 anos. "Isso nao me assusta. A pressao existe quando o resultado é negativo. O que precisamos agora é a paciência do torcedor. Tenho certeza de que ele vai nos ajudar a empurrar o time para a frente nessa fase", disse Giba.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;