Setecidades Titulo
Cantora diz que apanha do marido
Por Leandro Calixto
Do Diário do Grande ABC
21/09/2005 | 07:43
Compartilhar notícia


Do estrelato ao inferno. Assim pode ser definida a vida da cantora Helen Cristina Oliveira Gonçalves, 20 anos, nos últimos 12 meses. Depois de ganhar projeção nacional ao participar da terceira edição do programa musical Fama, da Rede Globo, a cantora crescida em Mauá diz que viveu momentos de horror no último ano. Ela teria sido espancada, torturada e mantida em cárcere privado pelo próprio marido, o operador de telemarketing Milton dos Santos Júnior, 27. Depois de viver um ano nessas condições, ela conta que aproveitou a ausência do marido, que estaria trabalhando, para fugir da residência, localizada no bairro Jardim São Francisco, em Ribeirão Pires. A casa estaria sendo toda monitorada por câmeras para que Helen não fugisse. Ela diz que só conseguiu escapar na última semana porque contou com a ajuda da sogra. A família do rapaz, no entanto, diz que Helen quer se promover e que a denúncia é mentirosa.

O delegado titular do 1º Distrito Policial de Ribeirão Pires, Edson Gianuzzi, afirma que já abriu inquérito na última segunda-feira e deverá solicitar nas próximas horas a prisão preventiva do ex-companheiro de Helen. "Temos indícios de que ele possa ter cometido essa barbaridade. Ela tem muitas marcas de agressões pelo corpo. Mas queremos primeiro ouvi-lo para tomar esta decisão. Também estamos ouvindo outras testemunhas", avisou o delegado. Milton do Santos já tem passagem pela polícia por prática de furto.

Helen, que morava em Mauá, conta que depois de participar do programa da Globo foi morar em Ribeirão Pires com Milton dos Santos, com quem namorava havia um ano. "No começo, como qualquer início de relação, foi uma maravilha. Mas depois ele começou a implicar comigo por causa de tudo: era por causa de minha roupa, ou por causa de meus amigos e até pela minha profissão. Abri mão da minha carreira para ficar com ele. Ele é muito ciumento", lembra a cantora, que está completando 20 anos nesta quarta-feira.

A primeira agressão teria acontecido há um ano. O operador de telemarketing teria batido na intérprete com um cinto. Depois, ela teria sido agredida com faca e recebido golpes de martelo. Há quase três meses, ela quebrou o braço e a perna, supostamente após receber pancadas de Milton. Ela precisou colocar pinos no braço. Neste período em que teria sido mantida em cárcere privado, Helen acabou se afastando da família. "Tentava falar com ela, mas sempre era curta e grossa comigo. Pensei até que estava deslumbrada e tinha virado as costas para a própria família. Mas não: ele não deixava minha filha falar com a gente e a ameaçava o tempo todo", relata a mãe de Helen, a agente comunitária de saúde Suely Gonçalves, 44.

O aposentado Milton dos Santos, 52, pai do ex-marido de Helen, afirma que as acusações são mentirosas e pretende processar a cantora. "Ela sempre foi bem-tratada aqui em casa, tinha de tudo", diz. Segundo Santos, uma briga entre o casal teria sido a causa do rompimento. Helen teria saído da casa no último domingo. Lá, nunca teria sido agredida, garante o pai do rapaz. "Ela caiu da escada e disse que foi meu filho que a agrediu. Mas a gente tem testemunhas. A Helen foi cantar em uma quermesse em Mauá e disse para todo mundo ouvir que havia caído de uma escada".

A cantora garante que tentou por várias vezes avisar a família ou algum conhecido sobre as agressões que estaria sofrendo. Mas sempre que falava ao telefone era observada de perto por Milton. "Se eu falasse alguma coisa, ele dizia que iria me matar. Vivi sob forte pressão psicológica neste período. Já não estava mais agüentando. Tinha muito medo de tudo", lembra. A fuga só teria sido alcançada no dia 13 deste mês com a ajuda da mãe de Milton, Janeth. "Quando ela descobriu que eu estava sendo torturada, me ajudou a fugir. Aproveitei o dia que ele foi trabalhar e acabei escapando", completa a cantora.

Com medo de sofrer represálias do ex-marido, ela mudou-se para uma residência localizada em Santo André. A polícia deixou uma equipe de sobreaviso para a cantora, caso Milton a procure.

Após os supostos 12 meses de sofrimento, a família de Helen só pensa em justiça. "Quero ver este cara atrás das grades. O que ele fez com minha filha foi atitude de monstro e um verdadeiro covarde", diz a mãe de Helen, sem esconder a revolta com o caso. Já a cantora, apesar das supostas agressões, diz não guardar mágoas do operador de telemarketing. "Tenho apenas pena. Não quero desejar o mal para ele. Agora só quero pensar em retomar minha carreira e recuperar o tempo perdido", avisa a cantora. Depois do escândalo, ela vem sendo solicitada para participar de programas de televisão. (Colaborou Artur Rodrigues)

Onde procurar ajuda em caso de agressão

DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Santo André

rua Adolfo Bastos, 315, Vila Bastos. Horário: de segunda a sexta, das 9h às 18h. Fone: 4438-4032.

DDM de São Bernardo e São Caetano

Praça Nilo Gomes de Lima, 44, bairro Rudge Ramos, São Bernardo. Horário: de segunda a sexta, das 9h às 18h. Fone: 4368-2032.

DDM de Diadema

avenida Alda, s/n, Centro. Horário: de segunda a sexta, das 9h às 18h. Fone: 4048-1904.

DDM de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

rua General Osório, 365, Vila Bocaina, Mauá. Horário: de segunda a sexta, das 9h às 19h. Fone: 4514-1706.

Importante: Nos finais de semana e em qualquer circunstância, as delegacias convencionais devem atender ocorrências relacionadas à violência contra a mulher. No entanto, as Delegacias da Mulher garantem atendimento especializado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;