Memória Titulo Memória - Clássicos do Diário há 60 anos: 1958-2018
A fase dos generais
Por Ademir Médici
29/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O general Humberto de Alencar Castelo Branco aceitou sua indicação para a Presidência da República em 6 de abril de 1964. Em 11 de abril o comando revolucionário transferiu para a reserva 77 oficiais do Exército, 14 da Marinha e 31 da Aeronáutica. 

Em 15 de abril, já promovido a marechal, Castelo Branco assume a Presidência. Em 2 de maio o Brasil rompe relações diplomáticas com Cuba. Em 15 de junho Castelo Branco suspende por dez anos os direitos políticos de 337 pessoas, incluindo três ex-presidentes da República: JK, Jânio e Jango.

No Grande ABC, Folha do Povo (semanário) lança críticas ao prefeito Lauro Gomes, de Santo André. Este se defende. Ao News Seller, hoje Diário, declara que são infantis as afirmações de que estava com os comunistas. Comunismo passa a ser sinônimo de medo, perseguição.

Na quinta-feira, 16 de abril de 1964, em São Bernardo, é realizada a marcha da família com Deus pela liberdade, a exemplo do que aconteceu em várias outras cidades brasileiras, “como protesto contra a comunização do Brasil” (cf. NS, 19 de abril de 1964).

Muita gente participou do ato, concluído no Estádio Ítalo Setti. Hygino de Lima, prefeito, e Aldino Pinotti, vice-prefeito, ambos de São Bernardo, participaram das manifestações.

AMANHÃ
 CPC chega ao fim.

A experiência didática do Diarinho

Um presente para a Fundação Pró-Memória de São Caetano

Entra no ar hoje, pelo DGABC TVwww.dgabc.com.br – a entrevista concedida pela professora, jornalista e advogada Solange Dotto, ex-Diário.

No estúdio, Solange repassa simbolicamente à Fundação Pró-Memória de São Caetano várias coleções do Diarinho, as que ela editou e guardou durante 24 anos.

“Foi um período muito importante, muito feliz da minha vida. Eu tive oportunidade de fazer coisas que eram inéditas no Grande ABC. Sempre fui mais professora. Sentia que havia um vácuo entre o cotidiano e a escola.”

Solange repassa também, às mãos da jornalista Paula Fiorotti, editora da revista Raízes, da Pró-Memória, compêndios de outro Diarinho, editado por Solange no antigo Diário Popular e na primeira fase do Diário de S. Paulo.

DENTRO E FORA DA REDAÇÃO

O Diarinho, hoje em sua edição 2.401, transformou-se numa experiência didática que aproximou o estudante do dia a dia.

“Criamos o Clube do Diarinho e, com o clube, surge a Manhã Colorida. Íamos aos parques, visitávamos os bairros. Usávamos sobras de bobinas do papel-jornal para que as crianças desenhassem. Os desenhos eram expostos em varais e depois levados para a escola”, rememora Solange, visivelmente emocionada.

Mauricio de Souza, o célebre criador da Turma da Mônica, em início de diversificação da carreira, desenhava capas exclusivas para o Diarinho.

Solange, além do Diarinho, cuidava da página Ela, que depois virou Ele & Ela. Promovia debates. Temas tabus para a época eram abordados, como a prevenção do câncer da próstata, hoje uma matéria comum na mídia e nas campanhas governamentais.

A experiência do Diarinho Solange levou a outras cidades, da Capital ao Interior. Criou uma empresa própria – Criação –, em plena atividade. A hoje professora universitária colabora com a Coop, onde mescla sua experiência de jornalista, professora e advogada, com o projeto O Futuro Consumidor, que resultou em cartilha maravilhosa. Riquíssima a entrevista. Sintonizem. Vocês vão gostar.

Interação com Facebook

‘O pecador e a força do remorso’

Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 29 de novembro de 1988 e hoje transcrita, na íntegra, no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 29 de novembro de 1988 – ano 31, edição 6922

Capa – Com garra e aplicação a Pirelli derrotou a Telesp por 3 sets a 1, em 105 minutos, no Ginásio do Ibirapuera, conquistando o inédito octocampeonato paulista de vôlei masculino.

Salários – Média salarial é maior no Grande ABC, aponta a primeira pesquisa salarial realizada na região. Participaram 112 empresas. Foram pesquisados 188 cargos, sendo 87 executivos e 101 operacionais.
 

Em 29 de novembro de...

1918 – Pedreira de Gino Pinotti, localizada no Pilar (hoje Mauá) ganha concorrência pública da prefeitura de São Paulo para execução de serviços de calçamento a paralelepípedos de pedra da Rua Tupinambás, no trecho entre as ruas Vergueiro e dos Apeninos. Valor do contrato: 8,5 contos de réis.
- A gripe em São Paulo. Epidemia acometeu o diretor, todo o pessoal da redação, administração e oficinas da revista A Cigarra, ocasionando o atraso na edição.
 

Hoje

- Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino

Santos do Dia

- Iluminata. Mártir. Viveu na Itália no século 4.
- Brás de Véroli
- Paramão
- Saturnino de Toulose. Viveu no século 3. Nascido na atual Grécia, falecido na atual França, em 257. Missionário romano. Destacado para levar a palavra de Cristo nas Gálias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;