Economia Titulo Comércio da região
Associações projetam alta de até 10% para o Dia dos Pais

Entidades avaliam que cenário econômico pode beneficiar estabelecimentos menores e de rua

Gabriel Russini
Especial para o Diário
08/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


O comércio do Grande ABC deve faturar até 10% mais neste Dia dos Pais – celebrado no domingo – do que na mesma data em 2016. Isso porque o cenário de dificuldade econômica ainda é uma realidade, no entanto, a crise parece estar dando sinais de melhora. Com isso, as associações comerciais acreditam que os estabelecimentos de rua, e de menor porte, devem se beneficiar com a data.

Na avaliação do presidente da Aciscs (Associação Comercial de São Caetano), Walter Estevam Junior, o desempenho de 2017 não tem como ser pior do que o apresentado no ano anterior. “Apesar da pequena melhora no quadro, o consumidor da região ainda não vai gastar tanto. Acredito que os pequenos comerciantes vão lucrar mais do que os shoppings”. Ele afirma que a entidade está fazendo trabalho nas redes sociais e “chamando” o público para consumir na cidade por meio de banners, e acredita em alta de 10%.

O mesmo percentual de aumento é esperado pelo presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Evenson Robles Dotto. “Os consumidores e comerciantes acabam ficando mais confiantes quando as notícias estão melhores”, diz ele, ao assinalar que a entidade tem lançado mão de vídeos e dicas em seu site para auxiliar o comerciante. Vale lembrar que o Dia dos Pais é apenas a quinta melhor data para o comércio, ficando atrás do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Namorados.

Para Vera Lucia Rocha, presidente da ACE (Associação Comercial e Industrial) de Diadema, a previsão é a de que o movimento seja até 8% maior em comparação com a data no ano passado. “Acredito que neste ano as pessoas estão com um pouco mais de dinheiro no bolso. O saque das contas inativas do FGTS também ajuda”, diz.

Valter Moura, presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), concorda que a melhora no quadro macroeconômico faz com que o consumidor tenha mais dinheiro para gastar neste ano – e a entidade estimula esse desembolso por meio de banners na cidade. “A economia está melhor, a prova disso é a queda do juros (taxa Selic está em 9,25% ao ano) e da inflação (2,99% nos últimos 12 meses encerrados em junho). Acredito que as vendas crescerão cerca de 5%.”

Conforme pesquisa de intenção de compras para o Dia dos Pais feita pela Metodista, de fato o morador das sete cidades irá desembolsar mais dinheiro para presentear o pai. Neste ano, o gasto médio programado com o mimo é de R$ 206, 16% mais que em 2016. Até o fechamento desta edição, as associações de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não haviam informaram suas projeções.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;