Economia Titulo
Brasil está bem preparado para nova onda de crise
Da Agência Brasil
15/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O presidente do BC (Banco Central), Henrique Meirelles, disse ontem que o Brasil está bem preparado para enfrentar nova onda da crise internacional se a situação na Europa se agravar. No entanto, segundo Meirelles, um possível risco para o País seria uma eventual dificuldade de financiamento com aumento do custo para contrair empréstimos e a elevação da aversão ao risco.

O presidente do BC afirmou que é prematuro fazer prognóstico sobre a extensão da crise na Europa. "O fato é que o Brasil está bem preparado", disse ao citar as políticas de combate à crise, com a conjugação de estabilidade de preços, inflação na meta, câmbio flutuante e reservas elevadas.

Sobre a volatilidade nos mercados financeiros, Meirelles disse ser normal, uma vez que o pacote de ajuda de cerca de US$ 1 trilhão para os países afetados pela crise foi anunciado há apenas cinco dias.

Meirelles respondeu às críticas que têm sido formuladas quanto à retomada da elevação da Selic, ele afirmou que "este tem sido um aumento da taxa de juros dos mais pacíficos dos últimos sete anos". O presidente indicou que atualmente é consenso entre os formadores de opinião que a economia necessita de ajuste. E que o corte de gastos governamentais, anunciados quinta-feira, vai nessa direção.

"O importante é que cresçamos de forma equilibrada, responsável, que não gere desequilíbrios futuros, como muitas vezes já aconteceu no passado", comentou, aludindo ao problema dos chamados "voos de galinha", em que o país apresentava surtos alternados de crescimento e de desaquecimento da economia.

Segundo Meirelles, o Brasil está crescendo de forma sustentável desde 2003, com apenas um intervalo no ano passado devido à crise. A expectativa do presidente do BC é que o País seguirá em expansão nos próximos anos. "Tenho certeza que a população apóia que nós mantenhamos a responsabilidade".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;