Nacional Titulo
Prodasen nega censura em correio eletrônico
Por Do Diário do Grande ABC
07/05/2000 | 16:58
Compartilhar notícia


A diretoria do Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal (Prodasen) afirmou que nunca houve qualquer tipo de censura em seu sistema de correio eletrônico. A sustentaçao foi feita em resposta à denúncia de organizaçoes nao governamentais de que estaria havendo um bloqueio de mensagens da campanha SOS Florestas, enviadas a partir do servidor do Fundo Mundial para a Natureza (WWF).

A campanha, que começou no dia 24 de abril, é promovida por um grupo de ONGs e tem como objetivo conquistar o apoio da opiniao pública à proposta do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para a Reforma do Código Florestal.

O bloqueio de fato aconteceu, como admite o próprio Prodasen. Mas, de acordo com a diretoria do órgao, a medida foi tomada por iniciativa do técnico responsável pela manutençao do correio eletrônico do Senado devido ao risco de queda do sistema em decorrência do grande volume de mensagens que passou a trafegar na rede. A diretoria do Prodasen afirma que, quando soube da decisao, mandou desbloquear o sistema e as mensagens passaram a chegar normalmente.

O Prodasen explicou que um programa que rodava do servidor do WWF enviava automaticamente mensagens para os 81 senadores e que somente a açao desse programa durante uma hora colocava em risco o sistema. "Por uma regra do servidor do WWF, as mensagens eram enviadas ao acaso, sem regularidade conhecida. Diante da impossibilidade de controlar o fluxo das mensagens, o técnico tomou a decisao de colocar um filtro, impedindo-as de chegar ao Senado e derrubar o sistema - o que fatalmente aconteceria", esclareceu o Prodasen.

A diretoria do órgao disse, ainda, que o comportamento era equivalente a um ataque de hacker ou à açao de um vírus com as características do recente "I Love You", que rodou o mundo na semana passada, atingindo instituiçoes como a Nasa e as Naçoes Unidas, e causou prejuízos de mais de US$ 2 bilhoes.

Técnicos do WWF, porém, alegaram que, até o momento do bloqueio, haviam sido transmitidas 345 mensagens a partir de seu servidor, número, segundo eles, insuficiente para congestionar o correio eletrônico do Senado.

Código -A proposta do Conama para a reforma do Código Florestal recebeu o apoio do Ministério do Meio Ambiente e de entidades ambientalistas. Mas nao teve a mesma sorte na Comissao Mista do Congresso encarregada de apresentar o projeto. O relator da comissao, deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR), apresentou texto propondo a reduçao das áreas de preservaçao permanente e reserva legal nas propriedades. O senador Pedro Simon (PMDB-RS), porém, apresentou a proposta do Conama para a Comissao Mista como emenda substitutiva ao projeto de Micheletto. O texto deve ser votado na próxima quarta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;