Setecidades Titulo Prevenção
Doses de vacina contra gripe chegam às UBSs na segunda
Por Leonardo Santos
Especial para o Diário
21/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


As 90 mil vacinas contra a gripe prometidas pela Secretaria de Estado da Saúde para o Grande ABC começam a chegar às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) a partir de segunda-feira. A Pasta prorrogou a campanha, que terminaria ontem, até o dia 31.

A prioridade é a aplicação da segunda dose em crianças que tomaram a vacina pela primeira vez neste ano. Também poderá ser atendido todo o público-alvo – crianças entre 6 meses e 5 anos, idosos, grávidas, portadores de doenças crônicas, mulheres puérperas (que tiveram filhos nos últimos 45 dias) e indígenas.

A equipe do Diário entrou em contato com 40 postos de Saúde no Grande ABC pela manhã e apenas três tinham a vacina, que era aplicada apenas em crianças que precisariam tomar a segunda dose.

Preocupada com a filha, que tem fibrose, a operadora de máquina Solange Santana, 36, não conseguiu vaciná-la na UBS (Unidade Básica de Saúde) Vila Guiomar, em Santo André. “Ela está rouca e o inverno está chegando. Minha mãe, que é idosa, também não conseguiu a vacina.”

“Estamos sem o recurso desde a semana passada”, revela uma funcionária da UBS Rudge Ramos, em São Bernardo, que preferiu não se identificar. “Não dão nenhum tipo de retorno, por isso não temos previsão de receber novas doses.”

A professora Patricia Ambrosio, 38, de São Bernardo, também não conseguiu a imunização da mãe hipertensa. “Toda vez que vamos à UBS é a mesma coisa. É um direito que ela deveria ter”, salienta.

Santo André recebeu 24,4 mil doses, que serão distribuídas nas 33 unidades do município, e imunizou até o momento 157.134 pessoas. Em São Bernardo, foram 203.372 aplicações da vacina. As 34 UBSs da cidade receberão 24,8 mil doses. Em São Caetano, 62.539 pessoas foram vacinadas e 6.600 novas doses serão destinadas aos grupos prioritários. Diadema não informou a quantidade repassada pelo Estado, mas vacinou 71.454 pessoas. Em Ribeirão Pires, foram imunizadas 30 mil pessoas. As demais prefeituras não se manifestaram até o fechamento desta edição.

O vírus H1N1 causou 19 mortes no Grande ABC, sendo nove em Santo André, seis em São Bernardo, duas em Mauá, uma em Ribeirão Pires e uma em Rio Grande da Serra.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;