Setecidades Titulo Diadema
Atrasadas, reformas de UBSs não têm prazo de entrega
Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
14/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Previstas para serem entregues em agosto de 2015, as reformas das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da Vila São José e Jardim Casa Grande, em Diadema, ainda seguem em andamento. A administração do prefeito Lauro Michels (PV) aditou o contrato com a empresa J.L.A Construções e Comércio Ltda, responsável pelos trabalhos, por mais dois meses. Com isso, os espaços permanecem fechados e o atendimento é improvisado em outros prédios.

Na unidade do Jardim Casa Grande, placa instalada em frente à unidade indica que a obra teve início no dia 9 de junho de 2015 e deveria ser concluída no dia 9 de agosto do mesmo ano, ao custo de R$ 247,6 mil. O atendimento da população foi transferido para salão de festas comunitário ou para a UBS Piraporinha, no caso de vacinas e procedimentos mais complexos, durante o período de obras.

Os moradores reclamam tanto da demora para a entrega do equipamento quanto do serviço ofertado pela rede básica de Saúde. “São distribuídas apenas 50 senhas por dia para marcar consultas. Tem que madrugar na fila se quiser uma vaga”, destaca a ajudante geral Ana Ricardo, 30 anos. Conforme a munícipe, outro problema constante é a falta de medicamentos na unidade.

Já a auxiliar administrativa Abigail Ferreira, 20, considera descaso o fato de não haver pediatra disponível. “Fica difícil para quem tem criança. E, no nosso caso, quando consegue marcar, o médico falta e temos de remarcar. A Prefeitura ainda tem a coragem de colocar placa dizendo que aqui tem Saúde”, revolta-se.

Na UBS da Vila São José, banner instalado na entrada indica que a obra, que tem as mesmas datas de início e conclusão da UBS Jardim Casa Grande, demanda investimento de R$ 193,3 mil. Neste caso, o atendimento da população foi transferido para espaço ao lado, onde funciona o Grupo da Terceira Idade Viva a Vida.

As melhorias contratadas pela administração incluem reorganização dos espaços de atendimento, manutenções elétrica e hidráulica, melhorias no telhado e pintura geral. As intervenções integram ações do Programa Saúde em Movimento, que recebem verba dos governos federal e estadual, além de emenda parlamentar e contrapartida do município.

Procurada por volta das 13h, a Prefeitura informou que não teria tempo hábil para responder a demanda ontem. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;