Economia Titulo
Ambev anuncia primeiro investimento após fusao
Do Diário do Grande ABC
13/05/2000 | 12:57
Compartilhar notícia


O primeiro investimento da Companhia de Bebida das Américas (Ambev) após a fusao Brahma-Antarctica foi anunciado neste sábado. A nova empresa instalará uma nova linha de envasamento de cerveja na unidade industrial de Agudos, na regiao de Bauru (SP), com capacidade para produzir 600 mil garrafas por dia. Com isso, vai ampliar em 8% a capacidade local de produçao, que é de 4,3 milhoes de hectolitros/ano e abastece a regiao denominada pela empresa como Sao Paulo Interior (composta pelo interior paulista e as regioes limítrofes com Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná).

A nova unidade de envasamento começará a operar em agosto e devera estar em plena carga até novembro. Na instalaçao, juntamente com seis reservatórios destinados ao abastecimento, a Ambev está investindo R$ 10 milhoes. A gerente fabril da unidade, Virgínia Prado, disse que, por enquanto, a empresa continuará produzindo em Agudos apenas as cervejas Brahma e Skol, embora deva também ser preparada para fabricar os produtos Antarctica, como ocorre desde abril com a linha de refrigerantes na antiga fábrica da Brahma em Viamao (RS).

Instalada em 1954 e adquirida pela Brahma em 1960, a fábrica de Agudos é hoje uma das maiores arrecadadoras de impostos da regiao. Em 1999, respondeu com 80% do Imposto sobre Circulaçao de Mercadorias e Serviços (ICMS) recolhido no município e 35% da regiao. A criaçao da Ambev trouxe preocupaçao às autoridades locais, com a possibilidade do fechamento de unidades. O prefeito de Agudos, Afonso Condi (PSDB), disse neste sábado, após o anúncio da ampliaçao que, mais importante do que o investimento é a certeza que ele traz de que a nova empresa tem planos para continuar em Agudos.

Embora tenha começado a produzir há 46 anos, a fábrica de Agudos tem mantido-se atualizada. Durante alguns anos, foi a maior entre as fábricas da Brahma e, em 1997, recebeu investimentos da ordem de R$ 10,8 milhoes. Para a ampliaçao que agora se inicia, tem a parceria da prefeitura, que isentou dos Impostos Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Sobre Serviços (ISS) da área em ampliaçao pelos próximos dez anos. O prefeito justifica que, pela importância na economia local, a empresa é plenamente merecedora do incentivo. Além do ICMS que arrecada, a cervejaria oferece hoje 360 empregos diretos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;