Diarinho Titulo
Qual é o músculo mais forte?
Por Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
07/02/2010 | 07:07
Compartilhar notícia
Caio Arruda/DGABC



Giovanna Cristina Galindo Soares, 10 anos, de São Bernardo, aprendeu na escola que o músculo mais forte é o masseter, da mandíbula. "Gostaria de saber o porquê. Talvez seja porque faz muita força quando a gente mastiga", afirma.

O músculo mais forte do corpo humano é o masseter, que fica nas laterais da mandíbula. Tem forma retangular e é o responsável por permitir o movimento de abrir e fechar a boca. Graças a ele também colocamos força nos alimentos durante a mastigação, triturando-os com a ajuda dos dentes. É o mais forte porque o exercitamos diversas vezes ao dia, sempre que falamos e comemos.

Entre os músculos poderosos também estão o quadríceps, que fica na parte da frente da coxa, o gastrocnemius, localizado na parte de trás da perna, e o gluteus maximus, músculo do bumbum. Essas partes são as mais exercitadas por quem frequenta academia.

FRAQUINHO
O músculo mais fraco é o levantador da pálpebra superior, que nos permite abrir e fechar os olhos. Também é um dos menores. Divide espaço no globo ocular com outros seis músculos, responsáveis pelos movimentos dos olhos. Se fosse o mais forte dessa região, possivelmente faria os olhos pularem do rosto ao piscar.

Consultoria de Luciano Capelli, do Departamento de Fisiologia da Unifesp

Qual é o maior órgão do corpo humano?
A pele é o maior e mais pesado órgão, cobrindo praticamente todo o corpo. Um adulto de tamanho médio tem cerca de 2 metros quadrados de pele. É responsável por nos proteger de micróbios e da desidratação (perda excessiva de água). Também cuida para que o organismo não fique quente ou frio demais. Sem ela, não teríamos o sentido do tato. É formada por duas camadas: epiderme (camada externa) e derme (interna). Precisa de cuidados para não desenvolver doenças. Todos devem protegê-la dos raios de sol, usando filtro solar.

Qual é o menor órgão do corpo?
A hipófise é o menor órgão do corpo humano. Tem, em geral, o tamanho de uma ervilha. Trata-se de uma glândula que fica no interior do crânio, próxima ao cérebro. É responsável pela produção de importantes hormônios, como os que regulam o crescimento do corpo e o que estimula a produção de leite nas mulheres a partir do nascimento do bebê. Outras glândulas, como a tireoide, só funcionam se a hipófise trabalhar bem. Qualquer problema nesse órgão pode provocar outras doenças.

O que fazer para ter músculos fortes?
Para ter músculos fortes e saudáveis é necessário fazer atividades físicas com frequência. A dica é escolher um esporte com o qual você se identifica e começar a se mexer. Além disso, boa alimentação é fundamental. Deve-se ingerir carboidratos, encontrados em pães e massas, e proteínas, presentes nas carnes e grãos, como a soja. Não se esqueça de comer frutas todos os dias e beber bastante água. Doces, frituras e refrigerante só de vez em quando.

O marinheiro Popeye do desenho animado estava certo ao comer espinafre para ficar fortão. A verdura realmente ajuda a aumentar os músculos, segundo o estudo divulgado em 2008 pela Universidade de Rutgers, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Os cientistas analisaram a ação de substâncias encontradas nesse vegetal em contato com o músculo humano. O resultado mostrou que ele cresceu mais rapidamente. No entanto, os estudiosos afirmam que só faz efeito se o espinafre for consumido em grande quantidade.

Quais são o maior e o menor osso?
O fêmur, que fica na coxa, é o maior osso do corpo humano. Tem cerca de 50 cm em um homem adulto com 1,80 m de altura. Também é muito forte e pesado. No entanto, perde resistência na velhice. Por isso, idosos normalmente o quebram facilmente ao cair. Trata-se também de um dos ossos em que o sangue é fabricado durante toda a vida.

O estribo é o menor osso, com cerca de 2,5 milímetros (aproximadamente o tamanho de um grão de arroz). Faz parte do conjunto de ossinhos (junto com o martelo e a bigorna, também minúsculos) responsáveis por levar as vibrações sonoras ao ouvido interno. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;