Política Titulo Pasta
Carlos Grana escolhe Tiago como secretário de Cultura

Vereador licenciado do PT estava na articulação da Prefeitura de Sto.André com Câmara e assume vaga de Salles

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
30/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), optou pela solução caseira e colocou o secretário de Relações Institucionais e Projetos Especiais e vereador licenciado, Tiago Nogueira (PT), para responder também pela Secretaria de Cultura e Turismo. A Pasta estava vaga desde o dia 9, quando Raimundo Salles (PDT) deixou o setor por divergências políticas com o PT.

Tiago assume o departamento com discurso de resgatar princípios de políticas públicas petistas e destacadas no programa de governo de Grana. O secretário quer ampliar diálogo com agentes culturais, fortalecer pontos de cultura, valorizar a ELT (Escola Livre de Teatro) e abrir teatros e praças públicas.

“Santo André sempre foi a capital cultural da região. Essa história não pode parar. Precisamos retomar a produção cultural e não só sermos consumidores. Vou utilizar a criatividade, porque não temos recursos. Vamos buscar parcerias com a União. O antigo secretário não fez parceria, poderia ter utilizado o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico) de Cultura e não tentou”, alfinetou Tiago.

A escolha de alterar a política utilizada nos últimos 22 meses na Pasta tem viés eleitoral, de acordo com o vereador licenciado. A motivação partiu do resultado apertado da eleição nacional que reelegeu a presidente Dilma Rousseff (PT) com 51,64% dos votos válidos. “Todo resultado apertado gera reflexão. Estamos buscando ajustes visando a reeleição”, afirmou o secretário. “Não serei candidato a vereador novamente, estou fechado com o projeto de governo.”

Secretário de Governo, Arlindo José de Lima (PT) assume a função de articulação junto à Câmara, que estava sob responsabilidade de Tiago. “Vou apenas dar sequência aos trabalhos”, resumiu.

Grana alfinetou indiretamente o ex-titular da Pasta no discurso de posse de Tiago. “Precisamos de pessoas comprometidas com o coletivo, não com o poder e que acham que são o centro do universo. Atitudes narcisistas estão impregnadas na sociedade, mas Santo André e o Brasil não admitem mais”. O prefeito negou ser referência ao ex-aliados e disse que as “escolhas de apoios políticos devem ser tomadas com cuidado”, Salles apoiou a tentativa do senador tucano Aécio Neves de chegar à Presidência.

A indicação de Tiago fortalece a influência dos petistas na administração andreense. Com a nova formação, dos secretários filiados a partidos políticos, apenas os de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra (PSD), e de Desenvolvimento Econômico, Oswana Fameli (PRP), não pertencem ao PT. Grana assumiu o Paço com discurso de governar com todos. “Não é mudança de postura. Também temos a Marta Sobral (Esporte e Lazer) e Paulo Piagentini (Habitação) no secretariado que não são de nenhum partido”, justificou o prefeito.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;