Cultura & Lazer Titulo Reconhecimento
Talento para aplaudir de pé

Diretor de Mauá é premiado com melhor
espetáculo infantil por ‘A Rainha da Neve’

Marcela Munhoz
09/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Tarcisio Meira, Christiane Torloni, Sergio Mamberti, Miguel Falabella, Rafael de Castro. Entre tantas estrelas consagradas, você pode não saber de quem se trata o último nome. Ainda. Todos eles venceram alguma categoria do Prêmio Arte Qualidade Brasil no fim do mês, incluindo Castro. O ator, diretor, dramaturgo, cenógrafo e produtor cultural – graduado pelo Centro de Comunicação e Artes de São Paulo e que iniciou sua vida artística em oficina da Prefeitura de Mauá aos 14 anos – é o ganhador na categoria teatro infantil com a produção A Rainha da Neve – O Musical.

O espetáculo foi o grande destaque do ano e o maior golaço do dramaturgo mauaense de 33 anos. A montagem, que entrou em cartaz pela primeira vez em 2012, já foi apresentada na cidade e ficou em cartaz no Teatro Brigadeiro, em São Paulo, de setembro a outubro. Trata-se de versão musical da obra de Hans Christian Andersen, sobre duende maligno que enfeitiça um espelho para espalhar a maldade pelo mundo. Alguns pedaços de vidro caem em Kay, jovem rapaz de pobre aldeia. Ele é sequestrado pela Rainha da Neve e sua amiga Gerda tem a missão de resgatá-lo.

Já fizeram parte do elenco Leonardo Miggiorin, Naíma, Júlio Oliveira, Andrea Marquee, entre outros atores. “É projeto antigo, de bem antes de 2008, de bem antes de Frozen”, brinca o diretor, que ficou surpreso com a premiação. “Fizemos uma temporada razoável, então não esperávamos. Ficamos muito felizes. É extremamente difícil viver de arte no Brasil.” Mesmo sendo complicado e com o patrocínio das empresas ficando cada vez mais raros “por causa da crise”, segundo o que Castro ouve por aí, o diretor tenta manter o musical – que conta com 23 canções originais, 154 figurinos, além de 27 profissionais envolvidos – em cartaz. “O teatro de Mauá, por exemplo, está passando por revitalização e o diálogo com a Prefeitura para conseguir plano B para os artistas da região está complicado. Mas com o prêmio fomos convidados para outros lugares e devemos voltar para o teatro Brigadeiro com a peça no ano que vem”, diz.

Rafael de Castro também coordena o projeto Fazendo da Vida um Sonho Real, no Espaço Artemis de Teatro em Mauá, está com o espetáculo infantil Conta-Dores – Histórias Desfiadas à Beira da Morte e estreia em janeiro, no Teatro das Artes (shopping Eldorado), em São Paulo, a produção Uma Luz Cor de Luar, com a atriz Claudia Ohana e com o ator Bernado Mesquita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;