Economia Titulo No Japão
Noda troca ministros para aprovar novo imposto
Por
13/01/2012 | 03:34
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, escolheu hoje um veterano falcão do partido governista para ser seu vice e removeu dois ministros, que cometeram deslizes, de seus cargos como parte de uma minirreforma do gabinete.

 

Na tentativa de prosseguir com o seu impopular plano de dobrar os impostos sobre vendas até 2015, Noda nomeou Katsuya Okada, ex-presidente do aliado Partido Democrático, como vice-primeiro-ministro. Okada também supervisionará a reforma fiscal e administrativa.

 

"Acredito que a nomeação de Okada foi feita com um olho no grande tema do bem-estar social e da reforma tributária", disse o secretário-chefe do gabinete de governo, Osamu Fujimura, ao anunciar as mudanças.

 

Okada, que anteriormente já ocupou postos chaves na política governista, incluindo a secretaria-geral do Partido Democrático e o Ministério das Relações Exteriores, é frequentemente visto como um futuro premiê. Defensor do aumento do imposto sobre vendas, ele também é visto como uma tentativa de Noda de mostrar seu compromisso com a reforma fiscal.

 

Noda também substituiu o ministro da Defesa, Yasuo Ichikawa, e o chefe da Segurança Nacional, Kenji Yamaoka, numa tentativa de apaziguar os partidos da oposição, que votaram a favor da censura aos dois ministros depois que eles fizeram declarações desastrosas. Outros ministros-chave, incluindo o das Finanças, Azumi Jun, e o das Relações Exteriores, Koichiro Gemba, foram mantidos. As informações são da Dow Jones. (Ricardo Criez)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;