Setecidades Titulo Cifal
Representante de entidade espanhola visita Diadema
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
04/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A coordenadora da Cifal (Centro Internacional de Formação de Autoridades e Atores Locais) em Barcelona, Espanha, Gemma Galdon, esteve ontem em Diadema para conhecer o Programa de Redução de Criminalidade. A instituição é ligada ao Unitar (Programa de Desenvolvimento Local para a Formação e Investigação) da ONU (Organização das Nações Unidas).

 A socióloga participou do Fórum Social Mundial, em Belém, no Pará, e recebeu a indicação da urbanista e docente da USP (Universidade de São Paulo) Raquel Rolnik para que conhecesse as experiências com redução de violência e criminalidade na cidade e no Jardim Ângela, na Capital.

 A espanhola teve acesso a dados estatísticos e informações sobre projetos sociais. Pela manhã foi recepcionada pelo prefeito Mário Reali (PT) e pelo secretário de Defesa Social José Francisco Alves e depois conheceu o Centro Integrado de Videomonitoramento e a sede da GCM (Guarda Civil Municipal).

 Gemma destacou o modo como o poder público da cidade articula diversos programas que se integram em busca de resultados, diferentemente do Jardim Ângela, onde a sociedade civil se organizou de forma mais contundente. Porém, destacou a necessidade e importância do monitoramento e do diálogo por parte da população. "A comunidade deve estar preocupada."

 A representante da Cifal, que já fez estudos sobre favelas, afirmou que divulgará as experiências que conheceu em Diadema e em outros locais do mundo em um documento para que mais cidades possam conhecê-los e utilizá-los.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;