Política Titulo Desconforto
Donizeti apoia candidato de fora e causa desconforto

Presidente da Câmara oficializa adesão à reeleição de Penna; Kina é nome da municipal

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
31/07/2014 | 06:54
Compartilhar notícia


Sem figurar nas urnas neste ano, o presidente da Câmara de Santo André, vereador Donizeti Pereira (PV), confirmou ontem apoio político à candidatura de fora do reduto municipal e provocou forte incômodo nas fileiras verdes. O dirigente legislativo formalizou adesão à campanha de reeleição do deputado federal José Luiz Penna, mandatário nacional do partido e um dos principais expoentes em São Paulo, em detrimento do único nome lançado pela comissão executiva da cidade: Jorge Kina.

Ex-líder do PV local, Donizeti alegou que a candidatura de Kina nunca passou por discussão no seu grupo político. Mesmo após o registro do nome do andreense na Justiça Eleitoral, segundo o parlamentar, “ninguém” o procurou para pedir suporte. “Não foi discutido comigo nem antes e nem depois (do cadastro). Se nascesse de debate interno eu teria compromisso. Mas aconteceu o contrário, talvez por considerarem (a direção) que minha adesão não seja tão importante”, frisou, ao defender que possível reeleição de Penna representa fortalecimento ao PV.

O recado de Donizeti foi disparado contra Kina e ao presidente do PV de Santo André, Eric Lamarca, que atua em cargo comissionado no gabinete do chefe da Câmara. “O próprio presidente (verde) está lotado no Legislativo e mesmo assim não me contatou. E o Kina não me apoiou quando fui candidato a deputado federal na última eleição (em 2010)”, alfinetou. Na ocasião, o vereador obteve 12,1 mil votos por vaga no Congresso Nacional, saldo insuficiente para garantir uma cadeira em Brasília.

Em 2012, Kina recebeu 2.043 sufrágios, ficando como suplente de vereador. Nos bastidores, integrantes da executiva mencionam que ele possui outras lideranças na campanha. Eric contestou a postura de Donizeti ao dizer que “é equívoco” falar em falta de diálogo. “A candidatura foi construída há um ano pelo grupo desde que se renovou a comissão. O Donizeti é quem se afastou das reuniões da legenda. Há três meses, ele disse que daria apoio, mas tem liberdade.”

À Assembleia Legislativa, Donizeti dará suporte a ex-deputada Regina Gonçalves (PV), que tem base eleitoral em Diadema. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;