Setecidades Titulo Santo André
Policial salva
bebê por telefone

Pequeno Danilo Pedro, então com apenas cinco
dias, engasgou antes do banho em Santo André

Por Renata Rocha
Especial para o Diário
05/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 A cabo da PM (Polícia Militar) Marcia Romualdo, 39 anos, atendeu na noite de segunda-feira ligação inusitada feita ao 190. Ao telefone, os pais de um bebê de cinco dias que estava engasgado e não respirava. A cabo orientou a família da criança, moradora do Jardim Alzira Franco, em Santo André, e conseguiu salvar o menino – tudo sem sair da central telefônica da PM.

A mãe do bebê, Ana Cristina de Jesus Pedro, 26, disse que preparava o pequeno Danilo Pedro Ribeiro para o banho. Quando tirou a roupinha do bebê, ele teria se engasgado, ficando roxo. Ela deu algumas palmadinhas nas costas do menino e ele voltou ao normal. Após dar banho e o colocar para dormir, porém, veio o susto. Ela percebeu que a criança voltou a ficar roxa e que estava sem respirar.

“Fiquei desesperada. Chamei meu marido, que corria de um lado para o outro da casa também sem saber o que fazer. Enquanto ele foi chamar os vizinhos para ajudar, minha cunhada ligou para o 190”, diz Ana. “Nesse tempo meu marido voltou com a vizinha, que assumiu o controle.”

A dona de casa Maria Aparecida da Silva, 53, estava jantando quando o fato ocorreu. Como mora no mesmo quintal que o casal, foi procurada pelo fiscal de loja Rogério Martins Ribeiro, 29, e correu para ajudar. A cunhada, de Ana recebeu as orientações da cabo Marcia, e Maria aplicou os procedimentos no bebê.

“Eles são pais de primeira viagem e estavam muito nervosos. É óbvio que a gente fica apreensivo, mas nessa hora é necessário manter a calma e passar tranquilidade. Coloquei o bebê de bruços no meu braço e dei pequenas palmadas em suas costas. Também coloquei minha boca no nariz da criança para puxar qualquer coisa que o tivesse impedindo de respirar”, disse Maria.

Cabo Marcia tem três filhos e trabalha na PM há 16 anos. Está no serviço de emergência 190 desde janeiro, mas esta foi a primeira vez que atendeu uma ocorrência do tipo. “Confesso que também fiquei nervosa. Ouvia a mãe falar que o filho não estava respirando e ia falando para colocarem a criança de bruços e darem três tapinhas nas costas.”

O procedimento foi feito algumas vezes até que Danilo voltou a respirar. A policial militar permaneceu na linha até a ambulância chegar. “É bom saber que meu trabalho ajudou a salvar a vida de uma criança. É uma sensação gratificante, é nossa missão”, disse cabo Marcia, que ontem teve a oportunidade de conhecer a pequena vida que ajudou a salvar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;