De olho no transito Titulo
Green Mobility

Um milhão de pessoas a mais por semana. É esse o ritmo do crescimento das cidades do mundo

Cristina Baddini
06/08/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Um milhão de pessoas a mais por semana. É esse o ritmo do crescimento das cidades do mundo. Em 1950, havia somente 86 cidades com mais de 1 milhão de habitantes; atualmente são mais de 400 cidades que contam com mais de 1 milhão de habitantes.

Naquele ano, Nova York era uma megacidade solitária no planeta; hoje há 25, dois terços delas concentrados nos países em desenvolvimento. Foram necessários 100 mil anos para que a população urbana superasse a do campo. Mas em 2025 o percentual da população urbana já será de 61% da população mundial, segundo projeções da ONU (Organização das Nações Unidas).

Infelizmente este crescimento quantitativo das cidades não resultou em um melhoramento qualitativo. Poluição, congestionamento, barulho, falta de água e higiene, bem como a criminalidade, são fatores que concorrem para o estresse dos seus habitantes.

Mas se por um lado temos cidades abarrotadas de carros e serviços de transporte público sem qualidade, do outro vemos um bom exemplo de mobilidade urbana sustentável. De um lado Brasil, do outro a Alemanha. No trânsito entre um ponto e outro, governantes, empresários, investidores e especialistas em transportes e meio ambiente, buscam soluções eficazes para os problemas de trânsito.

Tour da Mobilidade
Estou falando do European Green Mobility Tour, organizado pela empresa de consultoria Green Mobility e pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos). Durante o tour os presentes poderão conhecer diversas formas de planejamento urbano e mobilidade introduzidos na Alemanha na Copa de 2006, com o interesse em promover projetos de mobilidade sustentável para o Brasil. É que o foco dos participantes estará certamente na Copa do Mundo de 2014, onde mais uma vez o futebol será o protagonista de um feito que todas as gerações agradecerão: a inserção social sustentável.

Ar puro, vida urbana de elevada qualidade, idéias sustentáveis para uma cidade saudável, esse é o conceito da maior premiação de cidades da União Européia.

Capital Verde
O Prêmio Green Capital ou Capital Verde Européia é atribuído a uma cidade que tenha atingido elevados padrões ambientais e esteja empenhada em continuar trabalhando com objetivos ambiciosos, relacionados com melhorias ambientais, além do que, uma Capital Verde Européia precisa ser capaz de inspirar outras cidades e promover as melhores práticas ambientais.
Não deixe de conhecer o Projeto Green Capital de Nuremberg e saiba por que ela conseguiu atingir níveis elevados de qualidade.

São 11 indicadores da premiação:
- Contribuição local para a alteração climática global;
- Cooperação e parceria entre autoridades, cidadãos, setor industrial e outras partes envolvidas, visando o desenvolvimento e melhoria das condições de vida urbana;
- Projetos inovadores de Mobilidade Sustentável implementados;
- Áreas verdes urbanas;
- Utilização sustentável do uso do solo;
- Natureza e biodiversidade;
- Qualidade do ar ambiente local;
- Poluição sonora;
- Produção e gestão de resíduos;
- Consumo de água;
- Tratamento de águas residuais.

Nuremberg quer dividir essas práticas. Os responsáveis pelas cidades brasileiras deveriam acompanhar. A delegação irá visitar outras 4 Cidades alemãs: Berlin, Munich, Freiburg e Stuttgart. Saiba mais: http://www.greenmobility.com.br/tour.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;