Setecidades Titulo O Adeus de Tatiana
Escritora Tatiana
Belinky morre
aos 94 anos

A autora de mais de 250 livros adaptou o Sítio do Picapau Amarelo para a TV

Por Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
17/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/ 4/3/2009


Após 11 dias no Hospital Alvorada, em São Paulo, morreu a escritora Tatiana Belinky, 94 anos. O corpo foi enterrado ontem à tarde no Cemitério Israelita da Vila Mariana. Não foi divulgada a causa da morte. 

Belinky é autora de mais de 250 livros. Começou aos 29 anos traduzindo e adaptando livros e peças estrangeiras. Em 1952, ela e o marido, o médico e educador Júlio Gouveia, fizeram a primeira adaptação de O Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato, cuja versão ficou no ar de 1952 a 1962.

Em 1985, lançou seu primeiro livro infantil:Operação do Tio Onofre, sobre uma menina que fazia rimas. E não parou mais. Foram 94 anos bem vividos. Como a própria disse em entrevista ao Diarinho em 2009: “Gosto do que é bom e só faço o que tenho vontade. Nada mais chato do que fazer o que não gosta.”

Na mesma entrevista, época em que completava 90 anos, declarou: “Viver tudo isso não é fácil. Vi muita gente indo embora, mas não sinto saudades. Todos estão comigo, aqui dentro.” O mesmo vale agora para familiares e admiradores da escritora.

Confira entrevista do Diarinho, de 2009, com a escritora:

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;