Política Titulo Malas prontas
Anderson Benevides está perto do PMDB

Vereador de Ribeirão estuda troca de partido por candidatura a deputado federal

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
21/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O vereador de Ribeirão Pires Anderson Benevides (PMN) está de malas prontas para o PMDB, partido do seu tio e prefeito da cidade, Saulo Benevides (PMDB). A troca ocorrerá para que o parlamentar concorra a uma cadeira na Câmara dos Deputados no pleito do ano que vem.

A mudança tem sido estudada desde o começo do ano, CW-10mas ganhou força após o PMN oficializar a fusão com o PPS para criação da MD (Mobilização Democrática). A lei eleitoral permite troca de legenda quando existe modificação no estatuto partidário. A partir do registro da nova sigla no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), abre-se uma janela de 30 dias para migrações.

Anderson declarou que a aproximação com o PMDB tem caminhado bem, principalmente porque Saulo tem aberto as portas dentro da sigla. "Posso dizer que 90% de chance é ir para o PMDB. Tudo está caminhando para esse lado", ponderou. Na sexta-feira, o vereador esteve no congresso peemedebista realizado em Indaiatuba, no interior paulista.

A única certeza do parlamentar é que na MD ele não fica. O vereador alegou que estrategicamente a fusão de PMN e PPS não será vantajosa para ele, principalmente numa disputa para deputado federal. "Não vejo uma candidatura viável e acredito que não consigo me eleger. Se vou sair a deputado federal, quero ter êxito. Não vou fazer algo aventureiro", argumentou o vereador.

Caso fosse permanecer na MD, Anderson teria que enfrentar a concorrência do deputado estadual Alex Manente (PPS-São Bernardo), que tem planos de concorrer ao cargo federal. O popular-socialista chega com força para a eleição do ano que vem e conta com apoio do ex-vice-prefeito de Ribeirão Edinaldo de Menezes, o Dedé (PPS), seu afilhado político.

O vereador admitiu que a principal dobrada da sua candidatura será com a deputada estadual Vanessa Damo (PMDB-Mauá). A parlamentar foi responsável pela ida de Saulo ao PMDB em 2011 e seu grupo político ajudou o atual chefe do Executivo ribeirão-pirense durante a campanha eleitoral do ano passado.

O vereador de Mauá Professor Betinho (PSDC) articula para ser outro nome de dobrada com o sobrinho de Saulo. A mãe de Anderson, Rosângela Benevides, atua como chefe do Gabinete do democrata-cristão. Por conta da proximidade, os dois devem estar juntos no ano que vem.

Anderson afirmou que a principal bandeira da sua campanha será defesa do jovem. Com 22 anos, ele é o vereador mais novo do Grande ABC. "A minha candidatura serve para garantir o espaço do jovem na política. Existe uma força grande nesse tema e é nisso que vou investir". O vereador já fechou apoio com algumas igrejas evangélicas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;