D+ Titulo Oportunidade
Meu primeiro trabalho

Pode ser difícil saber por onde começar a procurar o primeiro emprego; confira a história de quem já o encontrou

Por Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
19/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


 

Fazer escolhas nem sempre é fácil, mas é impossível fugir delas. Qual profissão seguir? Qual faculdade cursar? Onde procurar emprego? A entrada no mercado de trabalho, aliás, pode gerar muita ansiedade.

Para ajudar a responder tantas dúvidas, Thainá Souza de Lima, 17 anos, de Santo André, decidiu procurar trabalho aos 16. Queria descobrir como o mercado funciona, como atuaria em determinadas funções e qual área a agradaria. Percebeu ainda que seria chance de ganhar dinheiro, mesmo sabendo que trampos iniciais, em geral, não pagam muito.

Com o objetivo em mente, inscreveu-se na Clasa (Casa Lions de Adolescente de Santo André), instituição não governamental que ajuda na inserção de jovens no mercado de trabalho. Após seis meses, virou aprendiz no Hospital Brasil. “Agora sei fazer faturamento e lidar com pacientes. Também tenho conhecimento em outras áreas administrativas”, afirma.

Thainá acredita que a experiência ajudará a conquistar emprego bacana no futuro. “É sempre bom para o currículo, precisa ter qualificação.” Mas a garota sabe que, além disso, deve se dedicar aos estudos. Enquanto termina o Ensino Médio, faz cursos técnicos de Gestão Industrial e Logística.

Você, no entanto, não tem de buscar, necessariamente, seu primeiro trabalho em uma grande empresa. Pode começar de outras formas. Para isso, perceba suas habilidades e tente descobrir o que pode fazer. “Dá para ser autônomo ou freelancer (sem contrato de trabalho). As oportunidades em algumas áreas de empresas privadas estão acabando. Olhe bem o mundo à sua volta e veja como pode ser útil”, afirma Wanderley Codo, professor do Centro de Pesquisa em Representações e Psicologia Social da Universidade de Brasília.

Ghaya Monice Bassani, 17, de Santo André, deseja cursar faculdade de Administração. Enquanto não começa, continuará animando festas infantis em buffet. “Comecei para saber como era, adquirir experiência e ter meu dinheiro. Agora, adoro isso”, diz a garota, que distribuiu currículos em vários estabelecimentos.

Hoje, ela divide o tempo entre o buffet e o cursinho pré-vestibular. A rotina não atrapalha os estudos. “Nas férias ia a todas as festas. Agora, vou só de sexta-feira e aos fins de semana.” Ghaya garante aprender muito. “Descobrimos como trabalhar em equipe. Se alguém não faz sua parte, atrasa os outros. Também dá para fazer amigos e se divertir.”

 

Pode começar como aprendiz ou estagiário

Participar de programas de aprendiz e estágio é opção para conseguir o primeiro trabalho. Possibilitam que jovens sem nenhuma experiência entrem numa empresa. “Esses programas são essenciais, pois o jovem é imaturo do ponto de vista profissional”, afirma Eli Alves da Silva, presidente da Comissão do Direito Material do Trabalho da OAB-SP.

Mas, fique atento! A lei permite que apenas adolescentes a partir dos 16 anos sejam empregados e registrados. Já o aprendiz tem legislação diferente, podendo trabalhar desde os 14. “Nesse caso, o jovem terá contrato de trabalho e chances de tornar-se efetivo”, diz Eduardo de Oliveira, superintendente Educacional do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola), que oferece programas de aprendiz e estágio.

Outro aspecto importante da legislação é que o adolescente pode trabalhar no máximo seis horas diárias e deve continuar estudando. “Há casos de jovens que abandonam a escola para colocar dinheiro em casa. O programa existe para que não desistam de estudar”, explica Simone Silva de Nascimento, supervisora do programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho, do governo do Estado de São Paulo.

CARTEIRA DE TRABALHO - A carteira de trabalho e previdência social pode ser emitida a partir dos 16 anos (aprendiz pode tirar aos 14) em postos do Ministério do Trabalho, Poupatempos e CATs (Centros de Apoio ao Trabalho). É só levar RG, CPF, certidão de nascimento e duas fotos 3x4 iguais e recentes. O responsável precisa acompanhar quem tem menos de 18 anos. A carteira garante direitos trabalhistas como salário regular, férias, seguro-desemprego, aposentadoria e FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), entre outros.

 

Confira programas de aprendiz e estágio que existem no Grande ABC.

 

CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola

Oferece oportunidades de estágio para jovens a partir dos 16 anos e de aprendiz para maiores de 14. Mais informações no www.ciee.org.br.

 

CLASA - Casa Lions de Adolescente de Santo André

Oferece trabalho de aprendiz para jovens a partir de 15 anos, que cursam o Ensino Médio em escola pública no período noturno, têm renda familiar igual ou inferior a quatro salários mínimos. Mais informações no www.clasa.org.br.

 

Programa Jovem Cidadão - Meu Primeiro Trabalho – O programa social do Governo do Estado de São Paulo oferece a primeira oportunidade de trabalho para jovens estudantes do Ensino Médio de escolas estaduais, com idade entre 16 e 21 anos. Tem oportunidades nas sete cidades da região. Inscrições e mais informações pelo site www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br.

 

SANTO ANDRÉ

Projovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) – Oferece cursos que ajudam na qualificação profissional. Para jovens desempregados entre 18 e 29 anos, que estejam cursando ou já concluíram o Ensino Médio e que sejam integrantes de famílias com renda de até um salário mínimo por pessoa. Inscrições até 1º de junho nas unidades do CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda) de Santo André. Informações: (11) 4979-3699.

 

SÃO BERNARDO

Programa de Educação do Adolescente para o Trabalho (PEAT) – Oferece cursos e estágio na Prefeitura. Tem de ser morador e ter entre 15 anos e seis meses e 16 anos e seis meses para se matricular. O estágio pode durar até o jovem completar 18 anos. Matrícula e mais informações nos Centros de Referência e Assistência Social do município. Confira os endereços e telefones abaixo:

Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Alvarenga/Batistini

Rua Ministro Nelson Hungria, 134, Sítio Bom Jesus, tel: 4367-2539

 

Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Alves Dias/Vila Ferreira

Rua João Batista Capitâneo, 160, Jardim Esmeralda, tel: 4109-9880

 

Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Vila do Tanque/São Pedro

Rua Marisa Prado, 165, Jardim Palermo, tel: 4335-6982

 

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Riacho Grande

Rua Amazonas, 460, Riacho Grande, tel: 4354-8400

 

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro

Avenida Redenção, 271, Centro, Sala 1, tel: 4126-3790

 

SÃO CAETANO

Agente Jovem – Destinado a jovens entre 16 e 21 anos, oferece trabalho de aprendiz em setores administrativos da Prefeitura durante seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis meses. Matrícula e mais informações na Secretaria de Assistência Social - Rua Antonio Bento, 180, tel: 4228-8900.

 

DIADEMA

ProJovem Adolescente - Destinado a jovens de 14 a 16 anos, oferece cursos e orientação sobre mercado de trabalho, visando o primeiro emprego. Mais informações no 4055-9108.

 

MAUÁ

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) - Oferece cursos que ajudam na qualificação profissional. Para jovens a partir dos 16 anos. Mais informações no Centro Público de Trabalho e Renda – Rua Manoel Pedro Jr., 45, tel.: 4514-6024, e-mail: trabalhoerenda@maua.sp.gov.br.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;