Setecidades Titulo Padronização
Escolas adotarão cartilhas para Saúde

São Caetano cria protocolo para atendimento dos alunos em caso de acidentes ou doenças

Por Thaís Moraes
Do Diário do Grande ABC
18/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


As secretarias de Saúde e Educação da Prefeitura de São Caetano desenvolveram protocolo de atendimento de Saúde em caso de acidentes ocorridos dentro das instituições de ensino infantil.

A cartilha orientará diretores, professores e demais profissionais em como agir em casos de fraturas, vômitos, convulsões, perda de consciência, engasgos e cortes até o socorro chegar. O município possui 41 escolas, que atendem 5.550 alunos de zero a 5 anos.

"O objetivo é melhorar e padronizar os atendimentos nos ambientes escolares tanto em emergências quanto em situações onde a professora percebe que a criança precisa de atendimento médico, por conta de uma virose ou conjuntivite", explica a diretora clínica do Complexo Hospitalar de São Caetano, Ester Hansen Martins Hono.

As diretoras já assistiram apresentação sobre o tema na quarta-feira, mas protocolo só será oficializado durante evento que será realizado nos próximos dias, ainda sem data definida.

Outra novidade é a criação de linha telefônica especial nas escolas que será direcionada à Central 199, a fim de que o socorro chegue o mais próximo possível. Segundo Ester, a instalação será feita nos próximos 20 dias.

A assessora de formação do Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) de São Caetano Evanise Juarez acrescenta que o protocolo padronizará também os atendimentos pedagógicos. "O manual tratará não só do acidente, mas também da prevenção, como a importância da lavagem das mãos, da limpeza dos ambientes e da segurança em relação a tomadas, portas, móveis e parques."

Keli Patrícia Luca, também assessora de formação do Cecape, acredita que a padronização auxiliará os professores a avaliar as necessidades individuais de cada situação. "Manter a calma e saber como agir vai fazer toda a diferença para criança. Nossa ideia é estender o protocolo também para o Ensino Fundamental", analisa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;