Setecidades Titulo
Universidade investe em pesquisas
Por Deborah Moreira
Diário do Grande ABC
07/11/2010 | 07:04
Compartilhar notícia


As pesquisas vêm ganhando papel cada vez mais importante nas universidades da região. Na USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), onde o investimento anual na área chega a R$ 8 milhões, elas criaram uma dinâmica que proporcionou a simbiose entre as áreas (acadêmica e tecnológica) em que uma sustenta a outra, promovendo a auto-sustentabilidade financeira da área na instituição.

A maior parte dos recursos obtidos vem das pesquisas tecnológicas ou aplicadas, que buscam soluções objetivas para um determinado problema ou demanda de alguma empresa. Já a pesquisa acadêmica, com fins científicos, é mantida pela primeira.

O Inpes (Instituto de Pesquisa), criado pela instituição em 1982, desenvolve trabalhos de pesquisa nas áreas de interesse de seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu (mestrado e doutorado), além de prestar serviços a empresas e órgãos públicos. Dois de seus produtos fixos são Pesquisa Sócio-econômica Semestral e Índice de Preços.

“Também desenvolvemos estudos específicos a pedido de uma empresa ou instituição, como um que fizemos há alguns anos para a Telebras em que quantificamos e qualificamos todo o sistema de telefonia móvel do País”, explicou o reitor Silvio Augusto Minciotti.

Outro projeto citado pelo reitor é o IPH (Índice de Poluição Hídrica), que avalia o quanto uma cidade contribui para a poluição dos rios que passam por ela. A metodologia foi totalmente desenvolvida pelos pesquisadores ligados à instituição e dados coletados em São Caetano estão sendo trabalhados para consolidar o novo índice, que poderá ajudar governos e empresas na busca de soluções para a redução de danos ambientais fluviais.

Desde quando foram criados os mestrados em Administração, no final da década de 1990, e em Comunicação, em 2009, 186 alunos foram titulados como mestres. Existe ainda o doutorado em Administração, criado neste ano. A instituição, que pretende criar novos cursos stricto sensu nos próximos anos, tem sido cada vez mais procurada para os programas, até por estudantes de outros Estados.

“Estamos ganhando reconhecimento dos órgãos competentes e por isso aumenta o interesse de pessoas da região e de outros Estados. Estes já representam 15% dos inscritos nos programas”, contou Eduardo Oliva, pró-reitor de pós-graduação.

As inscrições para o doutorado abrem amanhã e vão até 11 de fevereiro. O mestrado em comunicação recebe as fichas até dia 24 e o em Administração até dia 30. Elas só podem ser feitas no site www.uscs.edu.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;