Política Titulo
Virgílio exige respeito de ACM
Por Do Diário do Grande ABC
03/12/1999 | 13:27
Compartilhar notícia


O líder do governo no Congresso, deputado Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM), rebateu, na tarde desta sexta-feira, em pronunciamento da tribuna da Câmara, as críticas feitas a ele e ao líder do PSDB na Câmara, Aécio Neves (MG), pelo presidente do Senado, Antônio Carlos Magalhaes(PFL-BA). Virgílio disse que, se o presidente do Senado quiser ter uma boa convivência com ele, é melhor respeitá-lo. "Nao estou aqui para tomar pito de ninguém. Nao sou Hildebrando Pascoal e nao há ditadura para cassar o mandato de uma pessoa altiva como eu", rebateu. "Prefiro o clima temperado, mas sei lutar também no caldeirao do inferno. Se algum de nós dois tiver que renunciar, é ele, e nao eu".

Os dois deputados haviam anunciado seu propósito de trabalhar para modificar, na Câmara, a proposta de emenda constitucional que restringe a ediçao de medidas provisórias pelo presidente da República, aprovada nesta quarta-feira no Senado.

Nesta quinta-feira, Magalhaes disse que essa postura dos deputados é algo "tao criminoso com a instituiçao que eu nao acredito que eles tenham dito. Afinal de contas, quando um sujeito, por qualquer interesse, deixa de defender a instituiçao da qual faz parte, é melhor, evidentemente, que renuncie".

Levantamento - Em apoio a seu propósito de lutar, na Câmara, por mudanças na proposta de emenda constitucional que limita o poder do presidente da República de editar MPs e, também, em resposta a ACM, que o criticou por isso, o deputado Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM), apresentou na tarde desta sexta um levantamento feito pela liderança do governo que mostra que o presidente Fernando Henrique Cardoso nao é o campeao na ediçao de medidas provisórias. A média mensal de medidas originais editadas pelo presidente em seu primeiro mandato foi de 3,33 e, no segundo, 3,81. Virgílio comparou esta média com a dos ex-represidentes José Sarney, que foi de 7,35 por mês, e Itamar Franco, com 5,42. Apenas Fernando Collor teve uma média inferior (2,93), segundo o levantamento da liderança. Entretanto, na reediçao de MPs, conforme Arthur Virgílio, Fernando Henrique ganha disparado. Ele reeditou 3.406 das 3.865 reediçoes. O líder disse que o problema das reediçoes é do Congresso, que nao vota as MPs.

Ele rebateu, também, as críticas de ACM a Fernando Henrique. Nesta quinta, Magalhaes disse que viver autoritariamente para quem pregava a democracia é intolerável. Virgílio lembrou que quem apoiou o regime autoritário foi ACM, e nao Fernando Henrique e ele próprio (Virgílio). O líder do governo insistiu em que, se o presidente do Senado o respeitar, será respeitado, mas que, se houver uma tréplica ofensiva por parte do senador, vai também baixar o nível.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;