Economia Titulo
Sindicato vai fiscalizar Maratona de Natal 32h
Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
24/12/2005 | 09:33
Compartilhar notícia


Diretores do Sindicato dos Empregados no Comércio do ABC vão percorrer a partir de segunda-feira as lojas dos shoppings ABC, Metrópole e ABC Plaza com a finalidade de obter com os funcionários dos três estabelecimentos informações sobre o cumprimento do acordo estabelecido para o funcionamento do esquema especial de trabalho da Maratona de Natal 32 horas, que começou sexta-feira às 10h e termina neste sábado às 18h.

Inicialmente, os sindicalistas pretendem saber dos empregados se foram cumpridos termos previstos no acordo, como o intervalo de uma hora para refeição e descanso, o intervalo de pelo menos 11 horas após a jornada de trabalho e a concessão de lanche e café da manhã para funcionários que trabalharam no período das 23h de sexta-feira até as 9h de sábado.

“Posteriormente, vamos verificar algumas cláusulas do acordo, como o pagamento de horas extras e adicional noturno, além da folga compensatória que deverá ser tirada até 31 de dezembro”, afirma Jonas José dos Santos, diretor operacional do sindicato.

Santos acredita que a maratona de compras vai transcorrer com tranqüilidade nos shoppings da região. “Mas se houver qualquer descumprimento de itens do acordo de trabalho, iremos solicitar fiscalização do Ministério do Trabalho”, diz. O sindicalista lembra que a empresa que não cumprir alguma cláusula do acordo pagará multa de R$ 100 por infração e por empregado. “Essa multa será revertida em favor do funcionário”, afirma.

O Sindicato dos Empregados no Comércio, o Sincomércio ABC (Sindicato do Comércio Varejista do ABC) e superintendentes dos shoppings envolvidos na maratona assinaram em 9 de dezembro acordo que previa pagamento de 60% para as horas trabalhadas além da oitava hora e adicional noturno de 60%.

O acordo da Maratona de Natal também foi assinado pelo Mauá Plaza Shopping, considerado um dos quatro mais importantes da região. Entretanto, a direção do shopping desistiu de participar do evento após realizar pesquisa e detectar que 82,1% dos lojistas não queriam realizar a maratona. O estudo também detectou que a maioria dos visitantes que freqüentam o centro comercial são pedestres.

Fiscalização – Cerca de 40 pessoas do Sindicato dos Comerciários de São Paulo estiveram sexta-feira nos shoppings da capital que integram a Maratona 32 horas – Eldorado, Anália Franco, Morumbi, Ibirapuera e Tatuapé –, para fiscalizar o cumprimento do acordo do esquema especial de trabalho na madrugada. Os sindicalistas também foram ao Shopping Center Norte para checar se o estabelecimento iria atender à decisão dos funcionários, que rejeitaram tomar parte da Maratona de Natal.

Até o fechamento desta edição, o sindicato tinha recebido uma denúncia de funcionários de uma loja no Shopping Ibirapuera, que estaria obrigando os empregados a trabalhar 16 horas seguidas. “Estamos verificando se o acordo está sendo cumprido em todos os shoppings. Entraremos com ação civil no Ministério Público do Trabalho se houver descumprimento do acordo”, afirmou o presidente Ricardo Patah. O sindicato estima que cerca de 15 mil pessoas estejam trabalhando na Maratona 32 horas nos shoppings de São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;