Palavra do Leitor Titulo
Pesquisas: como evitar desinformação

A difusão e a transmissão do conhecimento são armas poderosas...

Por Dgabc
31/01/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

A difusão e a transmissão do conhecimento são armas poderosas, requerendo o mínimo de responsabilidade de quem divulga determinada informação, em especial as retiradas de pesquisas, cujos dados não devem ser alterados ou omitidos, sob pena de desinformar o leitor e, dependendo do assunto, levá-lo ao erro.

Com a internet presente cada vez mais no cotidiano das pessoas, agora de forma mais incisiva por conta dos tablets e smartphones, estamos testemunhando diariamente o rápido surgimento e desaparecimento de sites e blogs e até de redes sociais.

A partir deste cenário dinâmico, tornou-se comum que muitos sites e blogs utilizem dados de pesquisas divulgados por diversos institutos, empresas e entidades de classe. Em geral, os editores desses ambientes virtuais acabam apenas replicando as notícias de outras fontes disponíveis na web.

Nada contra isso, muito pelo contrário. Fazemos pesquisas com o intuito de divulgá-las e, quanto mais são replicadas em blogs e redes sociais, maior é o alcance dessas informações que, esperamos, sejam úteis às pessoas.

Entretanto, quando há problemas, estes ocorrem em várias frentes, seja quando as informações são postadas sem a menção da fonte que realizou a pesquisa, seja no momento de inseri-las, quando deturpam - intencionalmente ou não - os dados contidos nas matérias e tentam interpretá-los, mesmo sem conhecimento a respeito do tema.

Quanto a opinar sobre os resultados da pesquisa, trata-se de fenômeno natural, porém alguns cuidados podem ser tomados para evitar a divulgação de dados incorretos. As mais indicadas são procurar o site do responsável pela pesquisa para ter certeza de que as informações estão completas e corretas. Depois, replicar as informações tal como elas são, sem mudar o seu teor. Es, não menos importante, dar o crédito para o responsável pela pesquisa.

Se os resultados da pesquisa forem utilizados de forma resumida, o ideal é procurar o autor do levantamento para saber se ele dispõe desse formato mais sucinto.

Desta maneira, com dados confiáveis, todos saem ganhando - o autor da pesquisa; o editor que a replicou; e os milhares de leitores que terão acesso a informações verdadeiras que poderão, sim, fazer grande diferença em seu dia a dia.

Luís César Périssé é diretor executivo de empresa.

PALAVRA DO LEITOR

ONGs

O que são as ONGs (Organizações Não Governamentais)? Para quê existem e servem? A República Federativa do Brasil já possui órgãos ministeriais a níveis federal, estaduais e municipais para cuidar da Saúde, Educação, Segurança etc. Por que, então, ONG para prestar serviços? Será que essas tais ONGs não servem somente para desvios de verba para fins escusos? Que alguém competente procure verificar isso.

Divino Faustino Rodrigues, Santo André

Impunidade

O direito constitucional não admite leis fora do princípio da coercibilidade. A lei define, os afetados cumprem, ou são punidos pela desobediência. Excelente reportagem neste Diário (Setecidades, dia 28) sobre o descaso no uso de vagas especiais de estacionamento, em ruas, locais públicos, comércios etc. Os gestores dos estacionamentos criam as reservas conforme a lei os obriga, mas não fiscalizam o uso. Boa fonte de renda para as prefeituras que têm de gerar recursos extras para acerto de seus compromissos financeiros seria a autuação pura e simples de quem usa essas vagas sem a autorização oficial para isso, desrespeitando a lei e as pessoas que legalmente deveriam ser beneficiadas pelo privilégio.

Ruben J. Moreira, São Caetano

Marinho

Apesar de concordar que certos contratos do Executivo merecem fiscalização mais efetiva, entendo também que o bloco de oposição ao prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, não pode fazer vista grossa aos contratos firmados pelo Legislativo, dentre eles a construção do prédio e a locação de veículos. Aliás, perguntei a todos os vereadores se algum deles pretendia fazer análise de viabilidade econômica quanto ao contrato de locação de veículos e só recebi resposta de dois deles. A população espera transparência tanto no Executivo quanto no Legislativo. Devo protocolar em breve representação junto ao MP questionando a locação de veículos.

Marcelo Sarti, São Bernardo

Posto de Saúde

Minha mãe, 80 anos, possui duas úlceras varicosas em ambas as pernas, e vem sendo tratada muito bem no posto de Saúde do bairro Recreio da Borda do Campo, em Santo André. Tratamento que vem dando resultado com uma placa chamada espuma de prata. O que ocorre é que ela recebeu a notícia de que só teria placa para mais dois curativos. O posto já pediu diversas vezes as placas para a Secretaria da Saúde dada a gravidade da doença, mas até agora nada! Pelo amor de Deus, prefeito Carlos Grana, não deixe o tratamento de minha mãe parar! Ela chora de dor. Peço intervenção de sua excelência!

Wagner Bruneto, Santo André

Lei Seca

E o governo deu mais um passo para tentar punir os espertinhos que teimam em ingerir bebidas alcoólicas e que pensam ser pilotos de corrida, ignorando totalmente as leis de trânsito. Tolerância zero nos níveis do bafômetro! Agora só está faltando os políticos mudarem o Código Penal para que esse tipo de crime seja caracterizado como homicídio com a intenção de matar, pois o condutor já está ciente dos riscos. E também tem de ser crime inafiançável. Que a polícia trabalhe equipada e nos ajude a tirar das ruas esses criminosos. Políticos, façam jus ao pomposo salário que recebem e trabalhem sério para o povo que os elegeu. E que Deus nos ajude.

Flávio Giroldo, Santo André




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;