Internacional Titulo
UE escolhe prioridades na América Latina
Por Do Diário do Grande ABC
31/10/2000 | 10:50
Compartilhar notícia


As novas tecnologias da informaçao, os direitos humanos e a luta contra a pobreza sao as futuras prioridades da Uniao Européia (UE) na América Latina, segundo um documento a ser aprovado nesta terça-feira pela Comissao Européia.

Esta comunicaçao do comissário europeu de Relaçoes Exteriores, Chris Patten, a seus colegas é a primeira revisao do encontro de cúpula euro-latino do Rio de Janeiro, em junho do ano passado, e reduz a três as 55 prioridades fixadas pelas duas partes há um ano e meio.

``Nao se pode abranger tudo', declarou o porta-voz de Patten, explicando que neste documento a UE ``selecionará seus compromissos com a regiao', mas os países latino-americanos também ``deveriam expressar claramente seus desejos' de cooperaçao ``e compartilhar o diálogo com os Quinze para estabelecer as prioridades'.

Patten preparou este documento dias antes de viajar à Espanha e a três países sul-americanos: Brasil, Argentina e Chile.

Na Espanha, começará a preparar com o presidente do Governo espanhol, José María Aznar, a segunda reuniao de cúpula euro-latino-americana, em Madri, em 2002, durante a presidência espanhola.

Por sua parte, em Brasília abrirá a terceira fase de negociaçoes entre a Uniao Européia e o Mercosul.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;