Setecidades Titulo
Feira de Orgânicos completa um ano
Do Diário do Grande ABC
15/09/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


A Feira de Orgânicos do Paço de São Bernardo do Campo completa hoje um ano de idade. Além da aquisição de barracas próprias, a feira deverá funcionar durante mais um dia da semana: às terça-feiras, das 11h às 15h. A feira acontece na Esplanada do Paço Municipal, em frente à entrada do público.

A iniciativa visa atender o aumento da demanda devido à inauguração da Rede Fácil no Paço, realizada no último dia 31 de agosto, e da Sala do Empreendedor, prevista para ser inaugurada em outubro. Amanhã, a feira será promovida com a utilização das novas barracas, que são maiores e mais modernas.

Anteriormente, essas barracas eram subsidiadas pela Prefeitura, Duas das três barracas foram adquiridas à vista e apenas um dos horticultores recorreu ao crédito do Banco do Povo do município.

Segundo o diretor Nilson Tadashi, a proposta é principalmente estimular o fomento da agricultura familiar na cidade por intermédio do Fundo Nacional para o Desenvolvimento e Educação. Trata-se de um repasse federal que destina 30% do recurso de merenda pública às hortas da localidade.

"Atualmente, a Prefeitura apoia 17 hortas comunitárias no município e estuda a ampliação do projeto ainda este ano. No entanto, para abastecer a rede escolar é preciso ampliar a cadeia de plantio contínuo", cita o diretor.

De acordo com a horticultora Josefa Conceição de Oliveira, as vendas cresceram 20% desde que eles passaram a atender pedestres e funcionários da Prefeitura. Ela e o marido, Geraldo Francisco da Silva, atuam no ramo há dois anos. Antes, a autônoma trabalhava como doméstica. Em média, os comerciantes vendem R$ 200 por dia, mas apostam na maior circulação de pessoas para alavancar os negócios.

Além de verduras como alface, rúcula, couve e agrião, também são encontrados temperos e ervas medicinais. É possível comprar, por exemplo, hortaliças por R$ 2,50.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;