Política Titulo Ônibus
Sto.André irá republicar edital da Vila Luzita até dia 29
Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
09/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), antecipou que deve republicar até o dia 29 edital de subconcessão das 16 linhas de ônibus do corredor tronco que alimenta a Vila Luzita. No dia 1º, a licitação foi considerada deserta – nenhuma empresa formalizou proposta financeira na concorrência. Diante da situação, o tucano confirmou novo encaminhamento para reabertura de andamento do processo. “Vamos republicar (o edital) nos próximos dias (...) Possivelmente, até o fim de novembro.”

Paulo Serra desconsiderou mexer no texto do certame anterior, sugerindo que não há motivos para adequação diante da ausência de apontamentos por alterações no documento. “Edital está validado pelo Ministério Público e pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado). Não tem nenhuma irregularidade (indicada por órgãos de controle). A gente vai republicar até que o mercado consiga (apresentar oferta). Nós vivemos momento (de crise), não é problema de Santo André, é nacional ainda”, contemporizou. O processo estipulava valor de contrato de R$ 56,3 milhões, com vigência pelo período de 20 anos, podendo ser prorrogado por mais cinco anos.

Apesar dos valores e prazos envolvidos, a licitação abre possibilidade para formação de consórcios. O tucano lembrou que existe lista de exigências que constam no documento como contrapartida da empresa vencedora do processo. “Estão (registrados) no edital 80 ônibus novos, ar-condicionado, é mudança significativa para aquela região (do município). Embora não seja fatia muito grande, uma vez que temos 404 (no total), há demanda de investimentos, reforma do terminal, modernização das paradas”, pontuou Paulo Serra.

O edital prevê a inserção de nove ônibus de baixa emissão de poluentes, 15 articulados e outros 59, totalizando 83 ônibus. Em tese, o investimento gira em torno de R$ 2,8 milhões ao ano. A subconcessão é gerenciada pela empresa Suzantur, que detém o sistema de forma emergencial desde 2016 – hoje a título precário –, ainda durante a gestão Carlos Grana (PT), ficando responsável pelo atendimento de cerca de 77 mil passageiros por dia.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;