Internacional Titulo
Mentor do programa nuclear paquistanês é demitido
Por Da AFP
31/01/2004 | 11:47
Compartilhar notícia


O 'mentor' do programa nuclear paquistanês, Abdul Qadeer Khan, foi destituído do cargo de conselheiro do primeiro-ministro do Paquistão para 'facilitar' a investigação sobre a transferência de tecnologia atômica para o Irã e a Líbia. "Para facilitar o desenvolvimento da investigação, o doutor Abdul Qadeer Khan, conselheiro especial do primeiro-ministro, deixou de ocupar essa função", declarou uma autoridade do governo.

No início de dezembro o Paquistão abriu uma investigação sobre a eventual participação de especialistas paquistaneses nas atividades atômicas do Irã e da Líbia no final da década de 80 e início dos anos 90. O caso teve origem com uma carta da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), na qual o organismo citava informações fornecidas pelo Irã sobre a origem de sua tecnologia nuclear.

Segundo fontes militares e do governo, Abdul Qadeer Khan, 66 anos, que é considerado um herói nacional por ter concebido a centrifugadora de urânio que permitiu ao Paquistão obter a arma nuclear em 1998, teria sido o principal informante do Irã.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;