Política Titulo
Aliados pedem saída de Miriam Blois
Arthur Lopez
Do Diário do Grande ABC
03/09/2005 | 09:50
Compartilhar notícia


A bancada de sustentação em Santo André está descontente com o governo e, em reunião quase secreta realizada segunda-feira na Prefeitura, os parlamentares aliados chegaram a pedir ao prefeito João Avamileno que substitua a secretária de Obras, Miriam Blois, por considerá-la foco desse problema de relacionamento. Os vereadores alegam que são tratados com descaso na secretaria e reclamam, principalmente, dos serviços de manutenção da cidade. Nenhum integrante da situação nega o conteúdo da reunião, mas a maioria que comenta o encontro prefere não ser identificada, temendo represálias que dificultariam ainda mais os encaminhamentos que fazem ao Executivo.

Nos bastidores da Prefeitura, assegura-se que Miriam Blois é muito prestigiada pelo governo e não deve cair. Já alguns vereadores de situação, inclusive do PT, garantem que a saída da secretária é condição fundamental para que a base aliada não venha a sofrer um racha. Sinal do que pode estar por vir é a dificuldade do Executivo em aprovar o projeto que cede área para instalação da UFABC (Universidade Federal do ABC).

A secretária Miriam Blois diz desconhecer a realização da reunião entre parlamentares e o prefeito, no entanto, prefere não comentar o assunto. Por nota oficial, a Prefeitura informa que essas reuniões são "prática corrente" para haver diálogo com os vereadores, mas lembra a "autonomia de ambos os poderes (Executivo e Legislativo)" para dizer que "não cabe à Prefeitura determinar práticas da Câmara de Vereadores e vice-versa".

O vereador Carlos Raposo (PV), que não confirma se esteve na reunião, aponta o secretário adjunto de Obras, Epeus Pinto Monteiro – candidato pelo PT a vereador derrotado nas últimas eleições – como o centro da discórdia. "Ele (Epeus) é pupilo de Miriam Blois e está se preparando para uma nova candidatura em 2008", diz Raposo. Vereadores presentes à reunião confirmam a versão do colega de Câmara e adiantam que Avamileno se comprometeu tratar do assunto quando voltar de licença (tirou 10 dias de férias).

Para o petista Jurandir Gallo, a Secretaria de Obras não é o único ponto de discórdia. Segundo ele, é preciso que seja apresentada aos vereadores, "em público, uma solução real para a questão do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano)". Gallo reclama que a programação de manutenção de Obras está atrasada e que muitos requerimentos não são respondidos ou atendidos. "Construímos vários parques, mas agora alguns estão abandonados", reclama.

A reunião que pediu a troca de comando na Secretaria de Obras tem sido comentada com muita cautela nos corredores da Câmara. Vereadores de oposição chegam a afirmar que não sabem nada sobre isso. O presidente da Casa, Luiz Zacarias (PL), e o vereador Aidan Ravin (PDT), ambos de oposição, se mostraram surpresos, mas confirmaram que há descontentamentos na base aliada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;