Cíntia Bortotto Titulo COLUNA
Foi contratado? Mostre seu valor
Por Cíntia Bortotto
12/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Em momento em que o País passar por tempos complicados no mercado de trabalho, com um alto índice de desemprego, quando se consegue uma vaga, saber aproveitar a oportunidade é essencial. Seu comportamento precisa mostrar da melhor forma possível suas competências e sua experiência.

Demonstre conhecimento, mas sem parecer que é o ‘dono da razão’. Em um ambiente novo, é importante também conhecer o quanto os outros já sabem tecnicamente do assunto e, às vezes, fomentar que o conhecimento saia do próprio grupo de trabalho, pode ser mais simpático. Se você perceber que ninguém tem aquele conhecimento, aí sim você deve falar com propriedade do assunto e sempre envolver alguém no trabalho. Mostrar que você está disposto a dividir aquilo que sabe é muito adequado na era da informação.

Como se vestir? Suas roupas no ambiente de trabalho devem ser sempre discretas. A roupa pode dizer muito da pessoa, então, capriche no visual. Esta é outra esfera que merece observação. Perceba como as pessoas se vestem e mostre seu estilo sem ficar totalmente fora do usual do ambiente. Posições executivas sempre merecem ternos para homens, ou pelo menos calças sociais e terninhos ou tailleurs para mulheres.

Como lidar com seu novo chefe? Você deve denotar muita força de trabalho e vontade de fazer a diferença. O chefe tem de saber que pode sempre contar com você. Atitudes como iniciativa e facilidade de relacionamento costumam ter destaque para quem está no comando. Você deve manter uma postura formal até que ele peça para que você seja informal. Evite brincadeiras, mas você pode falar o que você pensa de maneira educada e denotando compromisso para com a empresa.

A confiança é ganha com o trabalho, quando a chefia sabe que suas tarefas serão feitas dentro do prazo e com precisão. Releia sempre o que vai ser entregue para o seu superior, a fim de encontrar erros antes que ele encontre. Para se destacar, mostre que pode acumular funções tendo boa flexibilidade e que é leal com as pessoas da equipe, nunca tentando passar por cima de alguém para aparecer.

O reconhecimento do chefe vem para pessoas que têm o perfil mais completo, incluindo competências de trabalhar bem com outras pessoas e valores como lealdade, compromisso e, muitas vezes, humildade.

E os novos colegas? Procure conhecer as pessoas de seu novo ambiente e contar sobre você, mostre interesse por elas e pelo trabalho que fazem. Mas ouça mais e fale menos. Você ainda não conhece as relações que estão estabelecidas naquele local, quem é amigo de quem, quem influencia quem. E nunca, de forma alguma, fale mal de alguém no início. Aliás, falar mal dos outros no ambiente de trabalho não é adequado em nenhum momento. Mas, como todos são humanos, isso inevitavelmente acontece. Lembre-se de que seu início na empresa é um momento crucial para sua aceitação no grupo. Assim, ser uma pessoa leve e simpática pode lhe ajudar neste processo.

Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;