Setecidades Titulo Memória - Clássicos do Diário há 60 anos: 1958-2018
Marchinhas eleitorais
Por Ademir Médici
10/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


“Varre, varre, vassourinha, varre, varre a bandalheira...”

Esta foi a marchinha vencedora das eleições presidenciais de 1960. Na verdade, à medida em que avançava 1960 multiplicavam-se as marchinhas eleitorais. A do marechal Henrique Teixeira Lott, segundo colocado, era essa: “A espada de ouro quem tem é o marechal... Lott, Lott é o ideal, porque nasceu da dobradinha PTB-PSD”.

Adhemar de Barros também tinha sua marchinha: “Desta vez, vamos com Adhemar”.

Ganhou Jânio, que tomou posse em 31 de janeiro de 1961. Na vice-presidência, João Goulart. Deu a dupla ‘Jan-Jan’. A política dos bilhetinhos chegava a Brasília. Por pouco tempo.

UM BANCO

Na Praça Lauro Gomes, em São Bernardo, um dos bancos de jardim, em concreto, daqueles doados pela sociedade local, trazia um tema político: uma vassoura, ao lado de um pintinho e de um charuto.

Três desenhos que simbolizavam a vassoura de Jânio Quadros, o pintinho, de Carvalho Pinto (governador do Estado), e o charuto, de Lauro Gomes (prefeito de São Bernardo).

Vários dos bancos da praça são preservados até hoje. Entre os bancos destruídos está este dos símbolos políticos de um tempo que antecedeu o golpe militar.

AMANHÃ
- Campanella perde e depois ganha.
 

Professor Garbelotto

Agora professor emérito. Justa homenagem em São Caetano
 

O professor Oscar Garbelotto de há muito inscreveu seu nome na história de São Caetano e na memória do Grande ABC. Simples. Culto. Dr. Garbelotto só espalha simpatia e conhecimento por onde passa. Voz tranquila. Gestos comedidos. Fala e ouve com a mesma atenção. O conhecemos há décadas. Quanta coisa se aprende com ele. Mestre querido.

Anos 1940
Ele era adolescente, estudante, quando São Caetano lutou e obteve a autonomia política. E na listagem dos autonomistas, lá estão outros Garbelotto.

Anos 1950
Quando o Grande ABC lutava por bibliotecas públicas, São Caetano criava a sua, e logo em seguida o primeiro Museu Municipal do Grande ABC. Oscar Garbelotto operacionalizou o equipamento, em parceria com o professor Martins. A cidade ganhava o seu primeiro diretor de Educação, hoje equivalente a secretário municipal.

Anos 1960, 1970
São Caetano necessitava de uma escola de nível superior. Uma comissão foi formada. Na presidência, Oscar Garbelotto. Nascia o Imes (Instituto Municipal de Ensino Superior), a Faculdade de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, raízes da atual USCS (Universidade de São Caetano).

Anos 1970, 1980
Depois de permanecer fechado. Abandonado. Dilapidado. Por questões meramente politiqueiras, o Museu Municipal, reaberto, cumpria a sua função. Brilhantemente. Mas era preciso dar um passo a mais. Nasce a Fundação Pró-Memória. À frente, Oscar Garbelotto, o mesmo que lutara e conseguira a criação da Fundação das Artes, de outro baluarte, Milton Andrade.

O Movimento Autonomista de 1948 ia ficando na poeira da história. Era necessário lembrar a luta daqueles homens que acreditaram na causa, que de peito aberto enfrentaram a mãe Santo André. Formava-se o Gama (Grupo de Amigos do Movimento Autonomista). Entre os idealizadores, Oscar Garbelotto, que mais recentemente, do leito de um hospital, enviava sugestões para que o outubro de 1948 não fosse esquecido.

Particularmente, quando nos empenhamos em organizar um livro sobre a história do então quase centenário São Caetano EC, onde fomos encontrar os antigos livros de atas? Claro, com o professor Garbelotto, que não deixou que aqueles documentos sucumbissem, virassem pó.

É este Oscar Garbelotto que neste sábado receberá o título de Professor Emérito da USCS. Mera formalidade. Emocionante, é claro, mas que apenas oficializa o que toda São Caetano reconhece. Há décadas Oscar Garbelotto é de fato professor emérito, não de uma universidade, mas de toda a cidade.

Outorga de título de professor emérito a Oscar Garbelotto
Hoje, às 10h
Local: Teatro Claudio Musumeci (Prédio C).
Campus Barcelona – Avenida Goiás, 3.400 – São Caetano
 

O Jubileu com Niva


- Os 50 anos do Colégio Estadual de Santo André – Cesa
- Para lembrar o Gepan
- Ginásio Estadual do Parque das Nações

Só em 2009 foram quatro reencontros. O primeiro ocorreu em 1981. No total, 22 congraçamentos. Esta noite será o 23º, com várias atrações.

Um livro digital em preparo, quase pronto, será apresentado. E a estrela da noite será a professora Niva Gomes, uma das primeiras diretoras, senão a primeira. No total, até quarta-feira última, 68 pessoas – entre antigos professores, funcionários e alunos – haviam confirmado presença ao encontro da denominada ‘Tchurma dos Bons Tempos’ deste colégio que fez e faz história.

O encontro começará às 19h no espaço da Chácara Mimosa, do Primeiro de Maio FC, localizado à Avenida Portugal, 79, em Santo André. Memória está recebendo um material formidável sobre a história do Cesa. Aguardem por notícias. E pelo programa de TV que está sendo produzido.

AMANHÃ
- O encontrão 2016

Interação com Facebook

‘As redes permanecem vazias’

Uma parábola que mistura economia e futebol.
Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 10 de novembro de 1988 e transcrita agora, na íntegra, no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 10 de novembro de 1988 – ano 31, edição 6906

Manchete – Exército reprime greve; dois mortos e 30 feridos. Metalúrgicos da Companhia Siderúrgica Nacional com os braços cruzados há três dias.
Protesto – Trezentos aposentados tentam invadir a agência da Previdência Social em Santo André para exigir o pagamento dos benefícios atrasados.
Saúde – Doze hospitais da região aderem ao locaute de 24 horas em protesto contra as baixas diárias hospitalares pagas pela Previdência e pela demora de 90 dias no eembolso dos serviços.
Política – Morre a sétima vítima da violência nas campanhas municipais do Grande ABC: Victoria Ferraz Moralejo (PDC de São Bernardo). Atingida a bala quando distribuía panfletos no Jardim da Represa.
Memória – O Ribeirão dos Couros.
Memória Eleições – O triênio 1920-1922.
Polícia – Quadrilha de menores mata industrial em Diadema.
 

Em 10 de novembro de...

1918 – A marcha da gripe espanhola (Influenza): 4.826 casos novos, 954 altas, 272 óbitos.
- A guerra. Do noticiário do Estadão: as condições impostas pelos aliados chegaram ao quartel-general alemão; o kaiser, Guilherme 2, abdica e declara, comovido: “Pode ser que seja para o bem da Alemanha”; o socialista Ebert assumiu, provisoriamente, a chefia de um governo popular na Alemanha.
1953 – Fundada a Instituição Assistencial Nosso Lar, da Vila Helena, Santo André, que teve origem, em 1950, num abrigo aos desamparados do Centro Espírita Francisco Ribeiro. Fundadores: José Corrêa Gomes e João Manoel Juanilho, entre outros.
1968 – Inaugurado o Mercado Distrital de Rudge Ramos, em São Bernardo, que hoje realiza a festa do jubileu de ouro.

Hoje

- Dia da Indústria Automobilística
- Dia do Trigo
- Dia do Deficiente Auditivo.

-Santos do Dia--

- André Avelino (1521-1608). Sacerdote italiano. Padroeiro de Nápoles e da Sicília. Invocado contra a morte súbita.
- Florência
- Leão Magno
- Ninfa
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;