Cultura & Lazer Titulo
Projeto de Santo André explora Superfícies
Por Marília Tiveron
Especial para o Diário
04/09/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


Um piso, três paredes e diversas sensações. Com apenas três artistas em cena e pequenas placas pretas, Roberto Campos, seu irmão Gustavo e Catalina Cappeletti integram dança, performance e artes visuais em Superfícies, que estreia hoje no Sesc Pinheiros, em São Paulo, com bis amanhã.

O espetáculo, divulgado pelo grupo como dança contemporânea, é a nova produção do D.A.M. (Desenvolvimento Anímico do Movimento), projeto criado em Santo André em 2000. O trabalho é desenvolvido a partir da observação de uma situação cinética.
Em Superfícies, são as placas, as pressões sobre elas exercidas e as movimentações, contínuas ou fragmentadas, que montam a dinâmica, criando possibilidades que se conectam.

"É um trabalho de livre narrativa, que por meio do movimento gera carga sensorial no espaço cênico. Tal carga é lida de modos diferentes, porque são impressões captadas que trazem sensações, ideias e despertam estímulos variados no público", explica o diretor Roberto Campos.

Ele ressalta que as placas de plástico usadas no atual espetáculo não são as mesmas de oito anos atrás, quando surgiu a ideia de montar a peça. "Foi um longo processo até encontrar o material, o tamanho e o peso certos. Tivemos de fazer vários testes para descobrir qual funcionava melhor em cena."

Para brincar com as percepções da plateia, a contraposição de forças também é explorada. O cenário branco destaca os corpos vestidos de preto e as placas na mesma cor. O plano horizontal se contrapõe ao vertical, pois os bailarinos utilizam as paredes para contracenar. O silêncio se mistura com a trilha sonora. Marcações são ordenadas ou aleatórias, dando abertura para improvisação.

Superfícies - Dança. No Sesc Pinheiros - Rua Paes Leme, 195, São Paulo. Tel.: 3095-9400. Hoje, às 21h, amanhã, às 18h. Ingr.: R$ 3,50 a R$ 15.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;