Memória Titulo
Um inquérito para salvar a história de Rio Grande

A promotora de Justiça de Rio Grande da Serra, Sandra Reimberg, instaurou inquérito civil para investigar o risco de destruição de duas caixas d'água

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
16/02/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A promotora de Justiça de Rio Grande da Serra, Sandra Reimberg, instaurou inquérito civil para investigar o risco de destruição de duas caixas d'água construídas na cidade - antiga Estação Rio Grande - em 1897 pela extinta empresa inglesa São Paulo Railway, com material vindo da Inglaterra - tijolos e ferro. As caixas estão desativadas e o risco de destruição foi denunciado pela coluna Memória (edição de 23 de janeiro).

Em ofícios à CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e à Prefeitura de Rio Grande da Serra, a promotora pede informações sobre os bens: se eles têm valor histórico e cultural, se está sendo feito algo para protegê-los e se existe pretensões de demolição. Também estão sendo contatados órgãos ambientais e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - Regional São Paulo.

No inquérito, doutora Sandra diz que nem as caixas d'água nem a estação ferroviária de Rio Grande da Serra podem estar sendo preservadas adequadamente.

A promotora já se avistou com a representante do Gipem em Rio Grande da Serra, a advogada Gisela Leonor Saar, e planeja fazer uma visita ao local, acompanhada de pesquisadores da Memória do Grande ABC.

MAS É CARNAVAL...

De repente todos param no salão, a pedido do fotógrafo. Olhem para cá, vamos fotografar todo mundo. E duas imagens foram fixadas no salão do Primeiro de Maio FC, que ficava na Rua Coronel Oliveira Lima, em Santo André, e tinha um apelido diferente: aqui era a Caverna.

Vejam as fotos: há homens de paletó e gravata. A orquestra está bem à vontade no palco e é integrada por componentes da Banda Lira de Santo André. Destacam-se os aparelhos de sopro. Na decoração, cata-ventos. Há foliões segurando lança-perfumes. Muitos chapéus e bonés.

Era 1945. As fotos foram guardadas por Américo Pinto Serra, histórico do Primeiro de Maio, e hoje pertencem ao acervo de sua filha, a colaboradora da coluna Marlene Serra.

FIM DA GUERRA

No Carnaval de 1945, a 2ª Guerra Mundial estava terminando e muitos sambas e marchas tiveram como tema o conflito entre as nações. Rosely G. Miranda, sócia da Anfeb (Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira), Seção Regional de São Bernardo, pesquisou o cancioneiro de então. Selecionamos a letra que se segue:

"Laurindo voltou
coberto de glória
trazendo garboso no peito
a cruz da vitória.
Mas Salgueiro, Mangueira, Estádio e Matriz estão aqui
Para homenagear o bravo cabo Laurindo."

Ficha técnica:
Cabo Laurindo
Autor: Wilson Batista e Haroldo Carvalho
Intérprete: Jorge Veiga
Gênero: Samba
Gravadora: Continental
Comentário de Roseliy Miranda: "Mais um samba com Laurindo, personagem fictício a que vários compositores recorreram frequentemente entre 1943 e 1946 para dar seu recado. Wilson Batista fez tantas músicas com ele que não o suportava mais. Chegou a planejar sua morte num crime passional, embora não tenha chegado a concretizar o assassinato".

SANTOS DO DIA
Albino Amarilla (líder paraguaio assassinado em 1981), Elias, Jeremias, Daniel, Gilberto de Sempringham, Juliana (ou Giuliana) e Onésimo.

EM 16 DE FEVEREIRO DE...
1867 - Inaugurada a estrada de ferro São Paulo Railway, de interligação de Santos a Jundiaí. No Grande ABC são entregues três estações: Alto da Serra (Paranapiacaba), Rio Grande (Rio Grande da Serra) e São Bernardo (Santo André).

1950 - Lei municipal número 541 oficializa o Hino de Santo André, com letra do professor José Amaral Wagner e música do professor Luiz Carlos da Fonseca e Castro.

1964 - Em amistoso intermunicipal, a SE Olaria, de Ribeirão Pires, vence o EC Jardim Zaira, de Mauá, por 5 a 0. Os gols foram assinalados por Zé Preto, Ademar, Roncon (2), Miltinho e Zeca.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 16 de fevereiro de 1979
Manchete - Governo cria taxa compulsória para ajudar flagelados
Editorial - Ameaçada (a Billings) por todos os lados
Primeiro Plano (Hermano Pini Filho) - Amílcar Amedeo Romaldini, da Alcan de Santo André, viajará ao México a fim de transferir know-how à unidade local da empresa: racionalização dos métodos de trabalho com o objetivo de elevar os índices de produção.

Música - Rafael Guelta traça o perfil de Sivuca: "No plano da mais avançada linha da MPB".

Atentado - A imagem de Cristo morto, da matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo, foi destruída por um rapaz que não foi identificado e fugiu com um pedaço da imagem.

Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;