Setecidades Titulo Jardim Laura
Ocupantes de terreno temem retirada
Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
15/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Ocupantes de terreno localizado na Rua Mil e Um, no Jardim Laura, em São Bernardo, viveram momentos de apreensão na manhã de ontem, com a possibilidade de serem retirados do local. Dois tratores foram enviados à área – que é particular, mas com tratativas de ser passado à Prefeitura – para demolir os barracos. No entanto, negociação das lideranças da ocupação com a administração municipal cancelou a ação.

“Existe um decreto de desapropriação que está em tratativas com o dono, passando <CF51>(o terreno) para posse da Prefeitura, e o Jurídico está verificando”, disse o secretário municipal de Segurança,Carlos Alberto dos Santos, que esteve no local. “Não achamos por bem <CF51>(a retirada das pessoas), até porque existem mulheres, crianças e pessoas com deficiência. Uma hora o terreno vai ser desocupado, mas de forma legal, legítima, ordeira, se possível, sem o uso da força”, completou.

De acordo com a coordenadora nacional do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Maria das Dores Cerqueira, 47 anos, 50 famílias moram na área e, segunda-feira, foram avisadas por um advogado do proprietário de que seriam retiradas no dia seguinte.

Ainda segundo ela, a invasão foi iniciada há um ano, e os mais novos ocupantes chegaram a partir de outubro. O casal Paloma de Souza Chargas, 23, e Patrício da Cruz Santos, 25, se desesperou ao pensar que teria de deixar a área, com os cinco filhos pequenos. “Se sairmos daqui, teremos que ir para debaixo da ponte”, disse.

A GCM (Guarda Civil Municipal) vai monitorar a área para evitar a expansão da ocupação. A Prefeitura não informou sobre como estão as tratativas junto ao dono do terreno para tomar posse da área.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;