Economia Titulo Tecnologia
Aplicativo da região chega aos Estados Unidos
Paula Oliveira
Especial para o Diário
13/02/2017 | 07:20
Compartilhar notícia
Divulgação


Quem passa por perto de escolas ou tem filhos que estudam já deve ter percebido que nos horários de entrada e, principalmente, de saída, o trânsito em frente às escolas para por conta das filas de carros que buscam as crianças no local. Para solucionar este problema, o aplicativo Filho sem Fila foi criado em Santo André por Leo Gmeiner, em 2014, e desde então 20 escolas já aderiram à ferramenta no Grande ABC. No País, são cerca de 100 colégios e 25 mil alunos, em mais de 30 cidades do Brasil que se utilizam dessa tecnologia.

Após a expansão nacional, o aplicativo já está operando em território norte-americano. “Já iniciamos os primeiros pilotos nos Estados Unidos”, conta Gmeiner.

O objetivo para este ano é ampliar o negócio para o país e seu vizinho Canadá. “O produto está comprovado e em crescimento no Brasil. E o mercado externo representa importante oportunidade de expansão da empresa”, conta o sócio-fundador. “Além disso, fomos eleitos uma das dez startups não canadenses mais promissoras do ano, em análise da Naco (National Angel Capital Organization), em sua conferência anual.”

ADEPTOS - O ano de 2016 encerrou com 52 mil pais ou responsáveis utilizando o Filho sem Fila. No ano em que o aplicativo foi lançado, garimpou 10 mil usuários, que saltaram para 30 mil em 2015.

Embora Gmeiner não revele o faturamento, houve crescimento de 60% no ano passado.

“Um dos principais benefícios do aplicativo é a redução média de 75% no tempo em que os responsáveis perdem diariamente buscando seus filhos, o que gera economia ao pai ou mãe de cerca de 30 horas por ano. Com essa agilidade, além da economia no tempo e a consequente diminuição no trânsito, contribuímos com a segurança dessas pessoas”, afirma Gmeiner.

O primeiro passo para o funcionamento do Filho sem Fila é a adesão da escola. Com isso, é possível que o pai programe um chamado para o local e, quando estiver próximo do colégio, um aviso é enviado automaticamente ao estabelecimento. Na sequência, a escola prepara o aluno para a saída e todos circulam mais rápido pela rua.

No Grande ABC, uma das escolas que utilizam a ferramenta é a Jean Piaget, de São Bernardo. Segundo a gerente administrativa do local, Liany Cavalaro, o Filho sem Fila é útil para ambos os lados. “Os pais que precisam buscar os filhos nos horários de maior circulação realmente sentiram uma diminuição significativa na espera dos alunos e, para nós, essa logística ficou muito melhor. Esse sistema veio completar nosso esquema interno de saída. Ficamos sempre satisfeitos com o aplicativo, tanto na utilidade como na segurança”, afirma Liany.

COMO ADQUIRIR - O aplicativo é gratuito para os pais e está disponível nas lojas iOS, Android e Windows Phone. “Somos contratados pelas escolas e o serviço pode sair de graça para elas também, pois oferecemos formas de monetização para elas”, diz Gmeiner.

O empreendedor explica que isso pode ocorrer porque a escola contrata a ferramenta com investimento baseado no número de alunos, e ele oferece ao estabelecimento a possibilidade de ter patrocinadores para o aplicativo, por meio de banners e notícias dessas empresas. “Dessa forma, a escola pode subsidiar o valor da ferramenta”, aponta.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;