Setecidades Titulo Educação pública
Apeoesp faz ato contra fechamento de salas de aula na rede estadual
Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
11/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) sub-sede de Santo André realizou manifestação, na tarde de ontem, em frente à diretoria de ensino da cidade. O ato é em protesto contra o fechamento de salas de aula em escolas estaduais da cidade. De acordo com a entidade sindical, 46 unidades totalizam 61 salas de ensinos Fundamental 2 (6º ao 9º ano) e Médio fechadas. Cerca de 30 pessoas, entre professores e estudantes, participaram.

A conselheira estadual da Apeoesp Vanderleia Aguiar, 50 anos, disse que, entre as escolas onde a situação ocorre estão a EE Dr. Américo Brasiliense, no Centro, a EE Professora Clotilde Peluso, no Jardim Guarará (cada uma com 11 salas fechadas); e a EE 16 de Julho, no Centreville, com sete salas. “Estão fazendo reorganização sem consultar pais, escola. Passando por cima de toda a comunidade. A escola não é do governo nem da diretoria de ensino, é da comunidade”, falou.

A aluna Isabela Santos, 15, contou que, ao passar para o Ensino Médio, a escola onde estudava, a EE Professor Nelson Pizzotti Mendes, no Jardim Carla, não tinha vaga. A mãe buscou transferência para a EE 16 de Julho. “Disseram que não tinha vaga. Minha mãe acionou um advogado. A escola liberou depois de muita pressão”, relatou.

“Ao invés de colocar 30, 35 estudantes em uma sala para que a gente tenha Educação de qualidade, colocam quantidade maior, tendo salas ociosas”, queixou Vanderleia. “Alegam que a mudança é bom para o pedagógico do aluno, mas que pedagógico é esse?”, indagou.

A Secretaria do Estado da Educação informou, em nota, que a dirigente regional de ensino de Santo André, Ariane Butrico, se reuniu com os manifestantes e que as reclamações serão analisadas. “ No entanto, não existe o fechamento de salas. Salas são compostas por alunos e todos os estudantes têm matrícula garantida na rede estadual de ensino”, falou a Pasta.

Conforme o governo, “no início de cada ano letivo ocorre a movimentação e o acomodamento de turmas, de acordo com o número de alunos matriculados em cada escola e obedecendo as normas de 30 alunos por sala do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, 35 do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 40 no Ensino Médio”. A secretaria observou ainda que as inscrições seguem abertas e, havendo demanda, novas turmas serão formadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;