Memória Titulo
As lideranças da autonomia
Por Ademir Medici
26/11/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 Na sequência desta série da campanha para que São Bernardo volte a lembrar a data do 30 de novembro - momento maior da sua emancipação político-administrativa, ocorrida em 1944, há 72 anos - Memória tem a oportunidade de relacionar as principais lideranças do movimento.

Vejam lá, tantos nomes de respeito. Todos já partiram. A maioria está no Cemitério-Museu de Vila Euclides. Mas aí estão os descendentes, a quem convidamos para homenagear os seus, quarta-feira, dia 30, na Praça Lauro Gomes, junto ao busto do restaurador da independência são-bernardense, Wallace Simonsen.

 

AUTONOMIA DE SÃO BERNARDO

 

72 anos de história

Visita ao busto de Wallace Simonsen

Data: quarta-feira, 30 de novembro

Horário: entre 9h30 e 10h

Pedido: leve uma flor

 

A presença da Igreja

Oficialmente, a Sociedade dos Amigos de São Bernardo foi criada no terceiro domingo de maio de 1943, dia 17, quando se realizava a procissão de Nosso Senhor, com a presença do arcebispo de São Paulo, dom José Gaspar Affonseca e Silva - que meses depois morreria em acidente aéreo, no Rio de Janeiro, juntamente com o jornalista Cásper Líbero, do jornal "A Gazeta".

A diretoria da Sociedade foi eleita por aclamação. Reuniu um time de respeito: Wallace Simonsen, presidente; Ítalo Setti (remanescente da República Velha), vice; Pery Ronchetti (empresário no ramo de tecidos), 2º vice; Francisco Miele (empresário no setor de móveis), tesoureiro; João Corazza (móveis), 2º tesoureiro; Armando Setti (ex-prefeito nomeado e filho de Ítalo Setti), 1º secretário; José Armando Affonseca, secretário geral.

Do Conselho Consultivo faziam parte: padre Jeronimo Angeli (vigário de São Bernardo), médico Gabriel Nicolau, João Baptista de Oliveira Lima (de uma das mais antigas famílias com raízes na cidade), Nerino Colli (líder trabalhista), Bortolo Basso (filho do primeiro empresário de móveis da cidade, João Basso), Mario Bochile (contador vindo de São Paulo), Luiz Zenha Guimarães (assessor direto de Simonsen), Tabet Marques, Adelino P. Lima, Guido Lami, Antonio Trabachini, João Batista de Azevedo Marques, Manoel Corazza e Stefano Sabatini.

 

AMANHÃ EM MEMÓRIA

Expande-se o movimento municipalista em todo o Estado.

Santo André defende a criação de uma comarca

 

Santos do Dia

São Leonardo de Porto Maurício (Itália, Porto Maurício, 1676; Roma, 1751). Franciscano. Santo Afonso Maria de Ligório o chamou de o grande missionário do século 18; papa Pio XI o definiu como patrono dos sacerdotes que, em qualquer parte da terra, se consagram às missões populares católicas.

Bv. Tiago Alberione

 

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Tremembé, no Vale do Paraíba. Elevado a município em 26 de novembro de 1896, quando se separa de Taubaté.

 

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários em 26 de novembro:

No Paraná, Bom Sucesso, Califórnia, Cândido de Abreu, Engenheiro Beltrão, Paranacity, Sabáudia, São João do Caiuá, Tamboara e Wenceslau Braz.

Em Rondônia, Cacoal.

No Mato Grosso, Colniza.

Na Paraíba, Guarabira e Solânea.

Em Sergipe, Pirambu e São Miguel do Aleixo

 

Diário há 30 anos
Quarta-feira, 26 de novembro de 1986 - ano 29, edição 6300

MANCHETE - Sarney pode prorrogar congelamento do aluguel.

SANTO ANDRÉ - Prefeito Newton Brandão assina contrato para a canalização do córrego da Rua Laura.

HISTÓRIA - Aos 88 anos, o líder comunista Luis Carlos Prestes faz palestra na Fundação Santo André, numa promoção do curso Singular-Anglo.

ÓBITO - Falece Santinho Carnavale, ex-prefeito de Ribeirão Pires.

POLÍCIA - Cinco bancos assaltados no Grande ABC.

 

Em 26 de novembro de...

1911 -Mario Lago nasce no Rio de Janeiro: ator, compositor, militante político da esquerda.

1916 - Moradores da região, num total superior a mil pessoas, seguem romaria ao Santuário de Nossa Senhora da Penha, em São Paulo. Na direção, o padre Luiz Capra, vigário de Santo André.

Os romeiros seguiram em longo trem especial que retornou à Estação São Bernardo, hoje Santo André, às 13h.

A guerra. Do noticiário do Estadão: na Grécia, o governo provisório declara guerra à Bulgária.

1941 - Presidente Getúlio Vargas visita a Cerâmica São Caetano.

1946 - Antonio Carlos Leite nasce no bairro da Bela Vista, o "Bexiga", da Capital. Criou-se no Parque das Nações. Advogado, músico e compositor, além de pesquisador da Memória. Guardamos suas lembranças e as gravações caseiras das suas canções. Saudades.

1976 - Instalado o 4º Cartório de Notas de Santo André, a Rua Elisa Flaquer, 265. Nomeado escrivão titular Otavio de Oliveira.

O engenheiro-químico Jordão Vecchiatti eleito o Engenheiro Emérito 1976 do ABC pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos.

 

Nas Ondas do Rádio
Viagem no tempo - Internet: www.viagemnotempo.net. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

Aos domingos, ''Momento Jovem Guarda'', das 10h às 11h.

Rádio ABC AM (1570) - Causas nobres. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. "Malandragem na música" - III programa da série. Com vocês, Bezerra da Silva.

O pernambucano José Bezerra da Silva, ao mudar-se para o Rio de Janeiro, deixou de lado os gêneros nordestinos, especialmente o coco, e passou a se dedicar ao samba, principalmente de partido-alto.

Por intermédio do samba, Bezerra da Silva, falecido em 2005, expôs a toda sociedade os problemas sociais encontrados dentro das comunidades esbarrando nos limites da marginalidade.

Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, já invadindo a madrugada, depois do futebol, com reprise amanhã, às 5h.

 

Rádio ABC AM (1570). Portugal Trilha Nova. Meio século no ar (1966-2016). As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória.

Duas atrações nesta audição: Amália Rodrigues canta "É bom gostar de alguém"; e Francisco José, "Beija-me muito".

Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela e Idalecio de Souza. Amanhã, do meio-dia às 14h.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;