Política Titulo Apoio
‘Estou à disposição para vice do Morando’

Vereador de dois mandatos em S.Bernardo, Marcelo
Lima (SD) retirou a sua pré-candidatura a prefeito

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
20/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Vereador de dois mandatos em São Bernardo, Marcelo Lima (SD) retirou sua pré-candidatura a prefeito para apoiar o projeto eleitoral do deputado estadual Orlando Morando, nome do PSDB na corrida eleitoral da cidade. Segundo Marcelo, a decisão foi por entender que a empreitada do tucano está mais sólida e com capacidade de sair vencedora já no primeiro turno. O parlamentar também anunciou, em entrevista exclusiva ao Diário, que está na briga pela vice na chapa de Morando, posto cortejado pelo ex-prefeito Mauricio Soares (PHS).

Confira entrevista abaixo:

Por que retirar a pré-candidatura e apoiar o deputado estadual Orlando Morando?
Tivemos período de pré-campanha e ficamos analisando o cenário político em São Bernardo, como a população enxergava a campanha eleitoral. Temos três candidaturas fortes, anteriores ao meu anúncio de ser pré-candidato a prefeito, uma do governo (encabeçada pelo secretário Tarcisio Secoli, PT), uma do deputado federal (Alex Manente, PPS) e outra do Orlando. Estávamos como quarta candidatura. Fizemos diálogo. Conversamos muito, o Orlando e eu, e não só eu, como o grupo como um todo, identificamos que deveríamos somar a um projeto mais sólido, que se identifica com as nossas propostas para São Bernardo. E esse projeto é do Orlando. Ele é o candidato mais preparado para fazer gestão em São Bernardo. Há vários problemas em São Bernardo que vão estourar no dia 1º de janeiro de 2017, com grande dificuldade econômica. O (prefeito Luiz) Marinho (PT) fez coisas absurdas na gestão, vai deixar São Bernardo endividada, com rombo grande. A cidade precisará de um cara muito preparado para fazer essa gestão. Por isso optamos pela candidatura dele, até porque nessas conversas conseguimos compartilhar nossas ideias e fizemos compromisso de plano de governo. Vamos acoplar nossas ideias no plano de governo da campanha do Orlando.

O sr. disse que, antes de lançar pré-candidatura a prefeito, conversou com todos, menos com o PT. Por que não avançou o diálogo com o Alex?
Eu nunca tive nenhuma ligação com o PT. Não poderia ser diferente. Não poderia fazer nenhum acordo com o prefeito Luiz Marinho ou com o PT. Ao mesmo tempo tínhamos a candidatura do Alex. Se hoje nós temos o Marinho e o PT no governo em São Bernardo, teve apoio do Alex em 2008. Eu paguei preço alto por não concordar com isso naquele momento. Houve retaliação e perseguição no meu mandato. Fui para o conselho de ética do partido (PPS) por não ter apoiado o PT. Não tenho nenhum arrependimento. Estava convicto que naquele momento o ideal era não deixar a cidade ficar nas mãos do PT. Em 2012 não tivemos a oportunidade de outra candidatura. Optamos neste momento por estar junto com o Orlando, numa candidatura única e real possibilidade de vencer no primeiro turno.

As pesquisas de intenções de voto mostram o Alex na frente do Morando. O que faz crer que o Morando vencerá no 1º turno?
O Orlando é o candidato mais preparado para administrar São Bernardo, pela experiência como deputado, vida pública sem nenhuma fissura, com atuação firme na Assembleia e proposta de governo muito parecida com a nossa. Na hora que a população estiver com visão para campanha eleitoral vai enxergar na candidatura do Alex uma candidatura ligada ao PT. Vamos ser candidatura de oposição a esse modelo de gestão petista em São Bernardo.

Então o sr. sugere que a candidatura do Alex tem o DNA do PT?
Acredito que sim, tudo indica isso. Vivenciamos algumas coisas no dia a dia da cidade e enxergamos isso. Não poderia compartilhar com isso. Minha candidatura, se fosse para frente, ajudaria o governo e as ideias do Alex. Nosso pensamento é ter humildade de fazer pacto com o Orlando e saber o que é melhor para São Bernardo.

Onde o sr. se vê na campanha do Morando? Como vice ou tentar o terceiro mandato de vereador?
Não há possibilidade de eu ser candidato a vereador. Tenho compromisso firmado junto ao SD e ao PEN, partidos que estão conosco. Coloco meu nome à disposição dele (Morando) para ser vice. Temos nomes firmes e fortes que estão junto a ele, como o (ex-prefeito) Mauricio Soares (PHS), um bom candidato, foi um dos melhores prefeitos que São Bernardo já teve. É conselheiro imprescindível para campanha. O vice é escolha do prefeito. Mas meu propósito maior é trazer São Bernardo para as mãos do são-bernardense. Estou à disposição e disse isso ao Orlando. É honra ser candidato a vice, mas espero ser convidado. Acho que vice é coisa íntima, o prefeito deve escolher. Não tenho essa vaidade. O projeto é maior do que uma vice-prefeitura.

A relação foi turbulenta entre o sr. e o Alex ao longo do período em que esteve filiado ao PPS. Houve alguma mágoa?
Eu estive na campanha do Orlando em 2008 no segundo turno e optamos por uma pessoa preparada. Vejo no Orlando o maior preparo para comandar São Bernardo e um político de palavra, com compromisso, não só com a população, mas com os agentes políticos de São Bernardo. O Alex infelizmente não cumpriu os compromissos comigo. Isso é passado. Não vou ficar remoendo. Fui traído uma vez, não tem problema e é bola para frente. A partir de hoje estamos em lados opostos. Estou numa candidatura firme, forte e que acredito que vencerá no primeiro turno. A partir do momento em que a população enxergar que há uma candidatura do PT que não decola e uma que é maquiada, que também é deles, vamos ganhar a eleição no primeiro turno. A partir de agora somos adversários, completamente. E também acho que o Alex agrega pessoas que não fizeram bem para São Bernardo, como o caso do (ex-prefeito William) Dib (PSDB).

Há diferenças entre o Morando candidato em 2008 para agora? Muitos falavam que ele tinha problemas de relacionamento político. Acha que ele superou isso?
O Orlando é um cara que amadureceu demais, está mais preparado. Ele teve quase 104 mil votos em São Bernardo, é candidato muito forte. Fui concorrente dele como deputado. Eu sofri na campanha. Já achava ele mais preparado que o Marinho em 2008, hoje mais ainda. Acho que na vida a gente aprende algo todos os dias. Ele aprendeu e tem muito a aprender, porque é novo. Dos nomes que estão aí é o mais preparado.

O sr. crê estar à frente do Mauricio pela vice por causa da sua votação em 2014?
Acho que o que ganha a eleição é o conjunto da ópera. O Mauricio é fundamental na campanha, chegou primeiro do que eu. Eu estou chegando agora. Vou fazer uma campanha como se fosse a minha. Não é só por causa do Orlando, mas é para ver a minha cidade em boas mãos. Mauricio foi o melhor prefeito que São Bernardo já teve, altamente capacitado, tem história maravilhosa, tenho carinho especial por ele. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;