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Urbano com credenciais off-road

Testamos a versão topo de linha do Discovery Sport com motor a gasolina; confira

Vagner Aquino
15/01/2016 | 07:00
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Vagner Aquino/DGABC


 Ele leva esportividade no sobrenome, mas não é bem essa a proposta do Discovery Sport. Lançado em abril do ano passado, o modelo nasceu disposto a causar briga dentro de casa. Sim, vender tanto ou até mais que o irmão Evoque. E, ao contrário do que muitos pensavam, isso foi possível. Enquanto o veterano vendeu 254 unidades no mês de dezembro, o novato emplacou 478.

E é fato que semelhanças não lhes faltam. O acabamento impecável, com couro espalhado por todos os lados, a vasta lista de equipamentos (que você confere abaixo), o visual – aliás, como já falamos aqui, o Evoque puxou a fila de toda uma família – e até a procedência, afinal, ambos serão feitos no Brasil, na fábrica de Itatiaia, Rio de Janeiro, que deve ficar pronta ainda neste semestre.

Mas, no Discovery Sport – que na versão avaliada traz o mesmo motor 2.0 turbo de 240 cv do irmão mais velho – a pegada é mais mansa. O torque é de 34,7 mkgf a meros 1.800 rpm e o câmbio de nove marchas (com trocas quase imperceptíveis) permitem ao motor trabalhar em rotação mais baixa, delegando condução mais branda. Outro ponto importante é frisar que as arrancadas e retomadas não deixam a desejar.

A suspensão é mais mole que no Evoque, deixando o carro até mais confortável. E, falando nisso, não dá para deixar de ressaltar o espaço interno (entre-eixos é de 2,74 metros e permite até a inclusão de dois assentos extras como opcional) e, ao motorista, a comodidade da ampla área envidraçada – tem também teto panorâmico nas versões mais caras.

VALORES
O modelo – que serve como porta de entrada ao universo Land Rover – parte de R$ 199,1 mil na opção mais barata. São três. Mas este que você vê nas fotos é o HSE Luxury, de R$ 249,7 mil. Ainda tem as configurações movidas a diesel – motor turbo de 2,2 litros. Bom, isso é papo para outra edição...

Pelo preço mencionado, o modelo vem com controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, sete air bags, sistema de entretenimento com tela de 8” e entradas USB também na segunda fileira de bancos. Soma-se a isso a tração 4x4 e o conhecido Terrain Response, que melhora as condições de dirigibilidade dependendo do piso em que se trafega, como lama, neve, areia entre outros. É claro que a Land Rover não poderia deixar de fora as aptidões off-road no Discovery Sport, afinal (como a marca já provou noutros modelos), é possível unir luxo e aventura.




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