Setecidades Titulo Feriado
Estrada Velha vira área de lazer

Em dia de feriado em São Bernardo, moradores da cidade e da região aproveitam para visitar o local e praticar diferentes atividades físicas

Por Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
22/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Durante o feriado da Consciência Negra, que foi comemorado apenas ontem em São Bernardo, os moradores aproveitaram para visitar o Riacho Grande. Para quem queria um local com bastante verde e que garantisse uma bela vista, a Estrada Velha de Santos foi um dos pontos preferidos. Os frequentadores aproveitaram para fazer caminhada, correr, andar de bicicleta e até mesmo pescar.

Os irmãos Amanda, 24 anos, e Allan Miguel, 17, são moradores do bairro Planalto e visitam o local há dois anos. “A pista é ótima para andar e além disso tem a vegetação e a paisagem, que são lindas. Além do mais, não temos outras opções para andar de bike na cidade”, disse ela.

O analista Ricardo Pepice, 24, morador do Demarchi, também acompanhou os amigos e enfatizou a falta de opções para pedalar na cidade. “É um lugar que tem menos movimentação de carro e, consequentemente, oferece mais segurança ao ciclista”, afirmou.

Já o empresário Roberto Ramos, 58, de Santo André, que sempre vai pedalar com a filha Victoria Cestari de Almeida, 18, admitiu que o local precisa de melhorias, especialmente na educação dos frequentadores. “Acredito que se tivesse uma área maior própria para estacionamento, haveria mais movimento. Outro problema é que alguns motoristas passam em alta velocidade, sem respeitar os ciclistas. Isso sem falar que alguns deles param no acostamento, local destinado para as bicicletas”, afirmou.

Ele também falou sobre a beleza do local. “É muito agradável porque a vista é linda. O percurso também é ótimo, dá uns 15 quilômetros ida e volta.”

Já o casal Derli, 52, e Neusa Ramos, 52, é de Suzano e vem desenvolver uma atividade diferente: a pesca. Ambos praticam desde criança e apesar de já terem frequentando bastante o local no passado, pararam de vir por um tempo. “Fazia muitos anos que não vínhamos por causa da distância mesmo, mas hoje (ontem) resolvemos voltar. Gostei bastante que tiraram muitos ambulantes que havia aqui no passado, o que acabava atrapalhando. A infraestrutura em geral melhorou bastante”, declarou Derli.

Porém, segundo ele, alguns pontos ainda deixam a desejar. “Acho que se é um local tão movimentado, deveria ter um banheiro público. Até agora não vi nenhum policiamento também, apesar de nunca ter tido problemas com assaltos ou furtos por aqui.”

Até para quem teve alguma frustração, a sexta-feira foi proveitosa, caso do professor Siderlei Gomes, 36, de Ribeirão Pires. Ele veio com um grupo de amigos conhecer o Ecoturismo Caminho do Mar, parque que disponibiliza trilha por edifícios históricos como a Casa da Maioridade, datada de 1922. Porém, para visitar o local é necessário agendar por telefone. “Nos decepcionamos, mas vamos aproveitar a ocasião para conhecer outros parques da região, como o Estoril, e fazer uma caminhada.”

Cobra surpreende visitantes da Prainha
O dia ensolarado também levou diversos visitantes à Prainha do Riacho Grande. Porém, uma inusitada aparição chamou a atenção das famílias que foram visitar o local.

Uma cobra de vidro estava rastejando entre os quiosques, mas foi capturada por um morador do bairro, o operador de máquina Carlos Alberto Oliveira Silva, 36 anos. “Ela não faz nenhum mal, é inofensiva. Eu amo os animais, ainda bem que peguei e não deixei ninguém matar”, contou,

O animal foi recolhido pela GCM (Guarda Civil Municipal) em uma caixa. Segundo os guardas-civis, como ela estava sem machucados, seria devolvida ao seu hábitat, um local afastado e com abundância de vegetação.

DIVERSÃO - A família do porteiro Peterson Alves, 30, veio de Ferrazópolis para curtir em peso. No total de 14 pessoas, nove eram crianças, que se divertiram às margens da Represa Billings. “São meus sobrinhos. Eu venho direto, porque é diversão na certa e fica bem mais barato que pegar o carro e ir até a praia”, disse.

Já a operadora de caixa Cristiane Nogueira Oliveira, 28, do Centro da cidade, veio pela terceira vez. “Estamos gostando bastante, principalmente depois da reforma. Ficou bastante organizado.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;