Esportes Titulo MB Challenge
Eliminação de vencedor marca etapa da Bahia da MB Challenge

Dupla Fernando Poeta/Luís Carlos Ribeirão é desclassificada e Rodrigo Hanashiro fica em 1º

Thiago Bassan
Do Diário do Grande ABC
16/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Disputa acirrada e polêmica. A etapa de Salvador da Mercedes-Benz Challenge, realizada ontem à tarde, na cidade de Salvador, ficou marcada pelo alto empenho dos pilotos e uma decisão polêmica. A dupla vitoriosa, Fernando Poeta e Luís Carlos Ribeiro, da Mottin Racing, surpreendeu os favoritos e chegou na primeira colocação. Entretanto, a organização da prova puniu os vencedores e retirou deles a pontuação na tabela de classificação. Até o fechamento dessa edição, a organização não havia explicado os motivos da decisão.

Assim, Rodrigo Hanashiro, da A. Mattheis, que cruzou a linha de chegada em segundo, foi declarado vencedor da etapa baiana, seguido por Neto de Nigris, da De Nigris. Adriano Rabelo, da Córdova Motosport, foi o quarto e o são-bernardense Fernando Fortes, da J.Star, o quinto. O empresário andreense Danilo Pinto, da Scuderia 111, abandonou a prova nas primeiras voltas após ter batido no muro de proteção.

Com a mudança, Hanashiro chegou aos 82 pontos, dois a menos que o líder da temporada, o Arnaldo Diniz Filho, da Comark Racing. Diniz, inclusive, poderia ter sido campeão ontem. Bastava vencer a corrida e torcer por tropeços de seus concorrentes diretos. Entretanto, uma batida nas voltas iniciais tirou dele a chance de conquistar o troféu antecipadamente. O piloto terminou a prova na 10ª colocação.

A decisão do título da temporada 2014 será na etapa de Curitiba, dia 30, a última da temporada. Neto de Nigris, com 80 pontos, Fernando Fortes, com 73, e Claudio Dahruj Comark Racing, com 67, são os outros pilotos que ainda têm chances de brigar pelo troféu.

Mesmo antes de saber que está perto de ultrapassar o líder, Hanashiro já demonstrava confiança para a prova decisiva em Curitiba. “Embolou um pouco, mas agora estamos todos na disputa. Acho que é bom definir tudo na etapa final, decidir quem será o campeão na última prova. Não será fácil, mas vamos buscar essa vitória”, disse o piloto.

Fernando Fortes recupera confiança e sonha com o título em Curitiba

A confiança voltou. No dia anterior à etapa de Salvador da Mercedes-Bens Challenge, Fernando Fortes, da J.Star, estava desanimado. E não era para menos, afinal o líder do campeonato, Arnaldo Diniz Filho, havia garantido a pole position e poderia ser campeão da temporada com uma prova de antecedência. Mas o inesperado aconteceu. E o piloto são-bernardense, que havia largado em 15º lugar, chegou na quinta colocação.

“Foi muito além do que eu esperava. Larguei em 15º, em uma pista onde não existe ultrapassagem. Levei uma porrada logo no início, mas fui beneficiado com alguns safety-car e, aos poucos, ganhei posições. Agora, vamos para o tudo ou nada. Fizemos um treino específico em Curitiba há três semanas e estou confiante para alcançar esse título”, afirmou.

Veterano critica premiação de masters

Bons resultados nem sempre são comemorados. Terceiro colocado entre os pilotos veteranos da Mercedes-Bens Challenge, na categoria master, Betão Fonseca, da Center Bus Racing Team, disse que não ficou feliz com a premiação recebida em Salvador.

“É uma classificação paralela, dos masters, que não me agrada em nada. Mas, pelo regulamento, tive de aceitar. É mera premiação para os velhinhos. Sou competitivo, quero vencer a corrida, não ser melhor entre os mais velhos”, comentou.

Ainda segundo Betão, os pilotos não foram consultados sobre a categoria master. “Não foi eu quem inventou isso. Nem os pilotos. Mas cumpro o regulamento. Não gosto porque o espírito é jovem”, destacou o piloto, 49 anos, que no resultado geral não completou 75% da prova, obtendo o 17º lugar.

Na 21ª colocação da classificação geral, com 20 pontos, Betão destacou que a meta da equipe Center Bus é a temporada 2015 da categoria. “Estamos ganhando competitividade. O nosso carro está cada vez melhor. Tenho de parabenizar a nossa equipe, todos que trabalham para que isso aconteça. Infelizmente, erros acontecem.Mas estamos trabalhando cada vez mais para que na próxima temporada possamos alcançar bons resultados”, ressaltou.

C250
Na outra categoria da Mercedes-Benz Challenge, o piloto Pedro Piquet, da Linard Sports, marcou a volta mais rápida da etapa de Salvador, e, ao lado de Daniel Corrêa, terminou a corrida em nono lugar.
“Larguei por fora e tive problemas, caindo do segundo lugar para o sexto. E aí consegui recuperar, passando os outros até entrar no boxes em segundo. Mas depois cometi algumas falhas e foi uma pena não ter chegado ao pódio”, disse o piloto, que foi acompanhado de perto pelo pai, o tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;