Setecidades Titulo Saúde
Grande ABC vacina
crianças contra polio

Imunização para sarampo também estará
disponível amanhã nas unidades de Saúde

Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
07/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


 A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove amanhã o Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite (paralisia infantil). Em todo o Estado estarão abertos 5.900 postos de Saúde fixos e volantes, das 8h às 17h. Na região, a meta é imunizar 132.592 crianças entre 6 meses e menores de 5 anos contra o sarampo e 150.766 entre 1 ano e menores de 5 anos contra a poliomielite. Os números correspondem a 95% dos pequenos habitantes do Grande ABC nesta faixa etária.

Em todo o Estado, devem receber as doses da vacina contra o sarampo 2,1 milhões de crianças e da polio, 2,4 milhões. Em parceria com as prefeituras, a Pasta estadual mobilizará 38,5 mil profissionais de Saúde, 2.500 veículos, 20 ônibus e cinco barcos.

O Estado não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. Porém, a doença ainda é registrada nos continentes africano e asiático, sobretudo nos países Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Somente até setembro, foram 149 casos nessas localidades.

Com relação ao sarampo, São Paulo não tem nenhum caso autóctone (com transmissão direta em território estadual) desde 2000. Nesse ano há o registro de sete casos importados da doença no Estado. No Brasil, somente até outubro, há 514 casos confirmados, com concentração de incidência no Ceará.

A campanha de vacinação contra sarampo e paralisia infantil acontecerá em todo o Estado até o dia 28.

DOENÇAS

O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. Os principais sintomas são manchas avermelhadas na pele, febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas. É uma doença potencialmente grave e, em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.

Já a poliomielite, ou paralisia infantil, é uma patologia contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral e provocar ou não paralisia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;