Setecidades Titulo Mama
Instituição organiza ação contra o câncer de mama

Caravana Renascer lembra mulheres sobre a importância de fazer exames periodicamente

Por Renato Cunha
Especial para o Diário
05/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Ação organizada pelo Instituto Quem Ama a Mama conscientizou ontem moradores de Santo André sobre o câncer de mama. A Caravana Renascer percorreu locais da cidade, lembrando às mulheres que, mesmo com o fim do Outubro Rosa, ainda é preciso se prevenir contra a doença.

Rosângela Pinheiro é presidente da organização e conta como resolveu tomar essa iniciativa. “Minha mãe teve câncer de mama. Depois que ela morreu, voltei meus estudos para a reabilitação. O problema não é somente científico. Tem que humanizar o tratamento, não só atender como também reintegrar as mulheres que perdem a autoestima”, explica.

Élide Soul recebeu alta em setembro e narra o quanto ficou frustrada quando recebeu a notícia da doença, em dezembro de 2013. “Ouvir o diagnóstico dá a impressão de que você entrou para as estatísticas. Pensei que era uma sentença de morte”, relata.

O motorista do ônibus decorado para o Outubro Rosa, Edilson de Oliveira, admite que sentirá saudade do veículo. “Todo trabalho que faço sinto falta. Mas, se uma pessoa se tocou e detectou algo diferente, a missão foi cumprida”, completa.

Rosângela frisa ainda que o importante é a prevenção. Fazer os exames regularmente ajuda a detectar a doença no início e garante 95% de chance de cura. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;