Política Titulo Nomes
Ex-ministro do PRB sugere Vaguinho e Rafael a estadual

Marcos Pereira é candidato a deputado federal e quer nomes do Grande ABC em dobradas

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
12/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Ex-ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB) busca ser candidato quase que exclusivo do partido a deputado federal na Região Metropolitana e, para isso, tenta convencer políticos do Grande ABC com projetos eleitorais à Câmara Federal a reverem o plano e saírem como candidatos a deputado estadual.

Pereira se desligou no governo Temer no começo do mês justamente para costurar sua campanha a deputado federal. E, na região, três nomes estavam no radar do PRB para a eleição deste ano: o vereador Roberto Rautenberg, de Santo André; o parlamentar Rafael Demarchi, de São Bernardo; e o ex-prefeiturável Vaguinho do Conselho, de Diadema.

Rautenberg se afastou da Câmara de Santo André – e da política – e é considerado carta fora do baralho na legenda. Já Rafael e Vaguinho projetavam candidaturas à Câmara Federal. Os dois, porém, já sinalizam ao ministro que, se for desejo da cúpula nacional, podem modificar esses planos.

A contrapartida de Marcos Pereira, ao solicitar troca de planejamento desses nomes da região, seriam os auxílios financeiro e político para as campanhas, uma vez que Rafael e Vaguinho estão fora dos governos de suas cidades – Rafael é tratado como oposição pelo prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), enquanto Vaguinho disputou o segundo turno contra Lauro Michels (PV), em Diadema.

Em Brasília, a bancada do PRB paulista é formada por sete deputados, desempenho puxado pela excelente votação de Celso Russomanno (1,5 milhão de votos). Já na Assembleia Legislativa são cinco deputados estaduais, a maioria ligada ao alto escalão da Igreja Universal do Reino de Deus.

Há quatro anos, pelo PSD, Rafael Demarchi lançou candidatura a deputado federal e recebeu 31.583 votos. Já Vaguinho, então vereador, apoiou as candidaturas de Alex Manente (PPS), de São Bernardo, a deputado federal e de Regina Gonçalves (PV), de Diadema, a deputada estadual. Alex se elegeu, Regina não obteve êxito. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;