Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
Eles ficaram em São Bernardo

Alguns vieram de muito longe, outros aqui nasceram, todos foram sepultados no Cemitério de Vila Euclides, entre os quais um poeta

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/10/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


“A vida é sempre um grande perigo, por isso eu gosto de viver perigosamente.” 

Olinto Demarchi, pracinha de São Bernardo que serviu na Itália durante a II Guerra Mundial, citado por Roberto Ceola.

“Não adianta ser prepotente, nariz empinado. O destino de todos nós será o Cemitério de Vila Euclides.” 

Frase dos antigos, quando São Bernardo possuía um único cemitério. 

 -------

O dono da grande fábrica de bicicletas e máquinas de costura. O dono do mais luxuoso restaurante da cidade, de cardápio internacional. O moço que viveu sempre nas colônias da Linha Galvão Bueno e que deixou notícias sobre como foi formada a famosa Rota do Frango com Polenta. O vereador da Vila Baeta que se elegeu deputado federal pelo ‘Manda Brasa’, o MDB original.

Eles jazem no Cemitério de Vila Euclides, visitado por Memória em companhia do nosso guia Roberto Ceola, que, ao lado do pai, Romildo, ali construiu vários túmulos.

Falamos dos Lewandowski, cujo descendente mais ilustre é o ministro Ricardo, do STF (Supremo Tribunal Federal), e que, em 1953, criaram uma grande indústria no km 22 da Via Anchieta, a Mercantil Suíça, ou Mercswiss, que sobreviveu até a década de 1960.

E falamos de Melchior Binder, criador e mantenedor daquele que foi o restaurante predileto dos políticos, atores e atrizes da Vera Cruz, os grã-finos da cidade. Ou de Matheo Demarchi, que numa noite inesquecível nos recebeu em sua casa para contar a história da Linha Demarchi-Batistini. Ou então de Odemir Furlan, o deputado federal galã que cumpriu mandato pela oposição ao regime militar.

Também jaz na Vila Euclides o primeiro promotor público de São Bernardo, Walker da Costa Barbosa. Grande poeta e escritor, cujo túmulo reproduz um de seus versos.

Cemitério de Vila Euclides: é ou não é o nosso cemitério-museu? Assim como o são todos os cemitérios do mundo. Basta ter olhos para ver e um guia para nos acompanhar. Gratidão, Ceola.

Diário há 30 anos

Domingo, 1º de outubro de 1989 – ano 32, edição 7185 

Grande ABC – A população, que já supera 2 milhões de habitantes, só dispõe de quatro leitos especialmente para vítimas de queimaduras, todos no Hospital São Caetano.

A Associação dos Rotarianos de Santo André começou uma campanha para arrecadar fundos para um futuro hospital de queimados no Grande ABC.

Eleições 89 – Collor vai trocar postura de estadista por uma imagem agressiva.

Brizola altera campanha para tentar conquistar São Paulo.

Futebol – Pela Divisão Especial do Brasileiro, em Volta Redonda (Rio de Janeiro), Volta Redonda 2, Santo André 0.

Nota –O Ramalhão não ia bem neste torneio nacional. 

Em 2 de outubro de...

1859 – Fundada a Sociedade Portuguesa de Beneficência.

1869 – Mahatma Gandhi nasce na Índia. Libertador do seu país.

1914 – A I Guerra. Manchete do Estadão: Portugal envia uma divisão do Exército para combater com os Aliados.

1919 – Um grande número de crianças da região não frequenta escola, conforme pesquisa realizada pelo inspetor Antonio Morato de Carvalho em combinação com o Grupo Escolar de São Bernardo (hoje Santo André) e Câmara Municipal de São Bernardo.

1939 – A II Guerra. Manchete do Estadão: chegou ontem à Capital da Alemanha o ministro das Relações Exteriores da Itália, sendo recebido pelo chanceler Hitler.

1959 – Uma poderosa draga operava nas obras de retificação do Rio Tamanduateí, na divisa de São Paulo com São Caetano, com o objetivo de evitar enchentes.

1974 – Pelé joga pela última vez com a camisa do Santos Futebol Clube. A partida foi contra a Ponte Preta, na Vila Belmiro.

1984 – Notícia enviada de Zagreb, Iugoslávia, pelo jornalista Luis Carlos Sperandio, da Editoria de Esportes do Diário: Pirelli de Santo André vence torneio: 3 a 0 frente o Mladost Monter, na final.

Hoje

- Dia Internacional do Notário (ou tabelião, escrivão público) 

Santos do dia

- Hoje é o Dia do Anjo da Guarda. A data começou a ser celebrada na Espanha, no ano 400. O 2 de outubro quem fixou, em 1670, foi o papa Clemente X.

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 2 de outubro: 

- Em São Paulo, Cruzeiro. Recebeu este nome em 2 de outubro de 1901, mas foi elevado a município em 1871, quando se separa de Lorena com o nome Conceição do Cruzeiro. 

- Em Rondônia, Porto Velho, Capital do Estado

- Em Goiás, Aragarças

- No Mato Grosso do Sul, Bonito

- Em Minas Gerais, Campanha e Minas Novas

- Em Pernambuco, Canhotinho

- No Rio Grande do Norte, Macau e Serrinha

- No Pará, Óbidos


Fonte: IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.