Política Titulo De volta
Ex-prefeituráveis preparam
retorno às urnas em 2014

Oito políticos que disputaram eleição a prefeito
em 2012 têm presença garantida a deputado

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
14/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Dos 37 candidatos a prefeito no Grande ABC em 2012, oito têm presença garantida nas urnas ano que vem para pleitear assento na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados. O número de postulantes pode aumentar, já que pelo menos seis ex-candidatos aos Paços da região articulam participação na disputa eleitoral.

Faltando exatamente um ano para o início das campanhas eleitorais, os políticos da região que almejaram o cargo mais importante das administrações municipais articulam alianças políticas para evitar novo fracasso eleitoral.

Em Santo André, o ex-prefeito Aidan Ravin (PTB), único prefeito da história da cidade que não conseguiu se reeleger, tentará se recuperar da derrota para Carlos Grana (PT) se candidatando a deputado estadual.

O presidente da executiva andreense do PMDB, Nilson Bonome, também buscará vaga no Parlamento paulista. Marcelo Reina (Psol) ainda não decidiu se disputará a eleição a deputado.

Dentre os candidatos a prefeito de São Bernardo, apenas o deputado estadual Alex Manente (PPS) já assegurou participação na eleição do ano que vem. Ele deve disputar vaga de deputado federal. O ex-vereador Aldo Santos (Psol) discute o retorno às urnas.

Em São Caetano ainda não há nenhum ex-prefeiturável com candidatura. Ex-candidata à sucessão de José Auricchio Júnior (PTB), Regina Maura Zetone está perto de regressar ao jogo eleitoral. Ela é sondada pelo PMDB para ser candidata a deputada federal.

Derrotado na disputa pela reeleição em Diadema, o ex-prefeito Mário Reali (PT) disputará a eleição para deputado estadual, cargo que ocupou entre 2003 e 2008.

Cidade com maior número de candidatos a prefeito da região, com oito postulantes, Mauá já tem três candidatos confirmados: Vanessa Damo (PMDB), Diniz Lopes (PR) e Atila Jacomussi (PCdoB). Paulo Bio (PV) ensaia entrar na disputa.

Em Ribeirão Pires ainda não há sinais de ex-prefeituráveis que disputarão a eleição, mas o ex-vice-prefeito e candidato ao Paço Edinaldo de Menezes, o Dedé (PPS), é cotado para disputar a eleição em 2014. O ex-prefeito de Ribeirão Clóvis Volpi (PTB) pode disputar vaga de deputado estadual.

Após ser rotulado como o xodó do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição do ano passado, o ex-candidato a prefeito de Rio Grande da Serra Claudinho da Geladeira (PT) buscará assento de deputado federal. O petista pretende usar a imagem de Lula no pleito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;