Economia Titulo
Bernardo defende manutenção dos juros
23/07/2010 | 07:19
Compartilhar notícia


O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse ontem que o Copom (Comitê de Política Monetária) não precisa mais aumentar os juros, porque as pressões inflacionárias estão sob controle. "A grande preocupação do Copom é a inflação,mas em junho ela ficou em zero e na primeira prévia de julho já está negativa. A inflação voltou ao controle", disse o ministro.

Na quarta-feira, o Copom já reduziu o ritmo de alta da taxa de juros básica (Selic), ao anunciar elevação de 0,5 ponto percentual. Ao comentar o crescimento do crédito imobiliário no País, no primeiro semestre, Bernardo rechaçou a possibilidade de formação de uma bolha, semelhante à que ocorreu nos Estados Unidos, no início da crise financeira internacional.

"Os analistas que dizem isso estão falando bobagem. A carteira de crédito imobiliário no Brasil é de menos de 3% do PIB (Produto Interno Bruto), ao contrário dos Estados Unidos, onde chega a 60%", afirmou Bernardo. "Temos espaço para crescer até 13%, sem riscos", acrescentou o ministro. Sobre a expansão da economia, Bernardo disse que apesar da previsão ter sido corrigida para 6,5% a elevação pode chegar a 7%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;