Economia Titulo
Anatel anuncia para 2008 novas regras para a telefonia celular
30/07/2007 | 07:09
Compartilhar notícia


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou mudanças nas regras da telefonia celular. O novo regulamento, que entra em vigor a partir de janeiro de 2008, estabelece direitos e deveres, tanto dos usuários quanto das prestadoras.

Entre as mudanças está a obrigação das companhias de finalizar contratos em 24 horas após o pedido dos clientes, além da manutenção do número do telefone ao trocar de plano na mesma prestadora.

Caso deseje mudar de número telefônico, a operadora terá de informar o novo a quem ligar para o antigo telefone por um período de 60 dias. As operadoras terão ainda que oferecer créditos pré-pagos com validade de até 180 dias e revalidar os expirados a partir da inserção de novos valores.

RESCISÃO - A Anatel também determinou prazo de 24 horas, a partir do momento do pedido feito pelo cliente, para as empresas cancelarem o contrato. Isso poderá ser feito pelas centrais telefônicas, por mensagens de texto via celular ou por e-mail.<EM><EM>

FIDELIZAÇÃO - Pelas novas regras, o prazo de carência deixará de existir para o plano de serviço. Mudanças entre planos poderão ser feitas a qualquer momento. No entanto, a prestadora poderá exigir o cumprimento de prazo de permanência quando forem oferecidos benefícios ao usuário, como a oferta de aparelhos subsidiados.

COBRANÇAS INDEVIDAS - Com as mudanças, os valores cobrados a mais deverão ser devolvidos em dobro, com juros e correção monetária, seja na próxima fatura do usuário pós-pago, seja em créditos do usuário pré-pago. Entre as novas regras, está, também, a ampliação de 30 para 45 dias do prazo para suspensão do serviço por atraso no pagamento.

Porém, quando o usuário não pagar a conta, até 15 dias após o vencimento da fatura, ficará impedido de originar chamadas, exceto para os serviços de emergência (gratuitos) ou qualquer outro número que não importe em débitos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;