Setecidades Titulo
Pacientes esperam 5 horas
para marcar consulta na FMABC
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
14/12/2010 | 07:40
Compartilhar notícia


Uma longa fila começou a se formar a partir das 6h de ontem em frente à FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), em Santo André. Por volta de 1.000 pessoas, a maioria com mais de 60 anos, aguardavam em pé para marcar consultas e retornos com especialistas das áreas de oftalmologia e dermatologia. Detalhe: o agendamento é só para o ano que vem.

A aposentada Diva Nogueira Camargo, 77 anos, chegou por volta das 6h50. "Tenho catarata e preciso agendar o retorno para saber se terei que fazer cirurgia. Não sei se aguento esperar mais, estou com muita dor na coluna", lamentou ela, após mais de quatro horas na fila. O também aposentado Antonio da Silva Moreira, 65, chegou ainda mais cedo, às 6h20, mas até as 11h não havia sido atendido. "Já peguei fila aqui, mas era rápido. Nunca vi nada assim", garantiu.

Alguns usavam guarda-chuvas para se proteger do sol e outros estavam sem se alimentar. Houve relatos de desmaios e até mesmo um atropelamento sem gravidade, pois a fila invadia a rua interna de circulação da faculdade, com trânsito moderado de veículos.

A dona de casa Ida Salvadori, 75, estava à beira das lágrimas. "Podiam pelo menos avisar se a senha será distribuída para todos. Fazer a gente esperar nessa fila sem saber se vai ser atendido é tortura", reclamou.

Outra paciente, Marta Bastos Ambrosio, 65, mostrou o pé inchado por conta das longas horas de espera. Ela tem osteoporose e problema nos joelhos. "Pedi para aguardar sentada na parte interna do prédio, mas disseram que tinha que ter exames que comprovassem as doenças. Não basta olhar para o meu pé?", questionou.

Na entrada do prédio, ao qual o Diário não teve acesso, um funcionário tentava organizar a fila, sem sucesso. Alguns se exaltaram e chegaram a discutir com ele em busca de informações.

DEMANDA
Segundo nota enviada pela FMABC, as duas especialidades correspondem a quase metade dos atendimentos da instituição. Ontem foi o primeiro dia da marcação de consultas para dermatologia, com agendamento até o mês de junho de 2011, e para oftalmologia, referente a janeiro do ano que vem. O normal é distribuir 200 senhas por dia, mas foram disponibilizadas 500.

Mesmo assim, muita gente ficou de fora, como é o caso do funcionário público Antonio Aparecido de Freitas, 55, que busca atendimento para o pai, de 82. "Por volta das 11h30, mandaram chamar duas viaturas da Polícia Militar e anunciaram que as senhas haviam acabado. Meu pai vai ficar sem atendimento, porque não tenho outro lugar para levá-lo", reclamou.

A nota afirmou ainda que as agendas de retorno para as especialidades foram totalmente preenchidas. Para 2011, a FMABC promete ampliar as vagas em oftalmologia.

Os demais pacientes poderão retirar senhas até o dia 23 deste mês, sempre das 6h às 9h, ou marcar por telefone, pelo número (11) 4993-5400, das 7h às 19h, até o dia 30.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;